sábado, 16 de outubro de 2010

Pão com queijo: versão muffin de queijo coalho Balkis


Em 16 de outubro de 1945 foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Por isso hoje, 16 de outobro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Significa que, em pleno século XXI, a fome no mundo ainda é uma realidade e uma grande organização internacional despende milhões de dólares para cuidar do assunto.

De 26 a 29 de outubro, a revista Prazeres da Mesa e o Senac São Paulo realizam o que é o maior encontro de enogastronomia das Américas. Chefs nacionais e internacionais, um público bem grande e várias empresas participam. O evento significa uma grande possibilidade para troca de conhecimentos, pesquisas e discussões de tendências.

O que tem a ver uma coisa com a outra? Tudo. No Ano Internacional da Biodiversidade, o encontro vai discutir o papel da gastronomia e sua sustentabilidade: “Sustentabilidade – o que a gastronomia pode fazer pelo planeta?” é o tema deste ano.

Tem gente que pensa que gastronomia é só futilidade. Um assunto tão abrangente como gastronomia pressupõe respostas abrangentes, que incluem processos gigantes. Quando você se senta diante de um prato para se alimentar, uma longa cadeia de elementos fundamentais está por detrás dele: a energia do sol, a qualidade da água e do solo que nutre animais e vegetais que futuramente se transformarão em alimento, muita gente plantando e colhendo, alimentando e cuidando da saude dos animais, transportando, armazenando, distribuindo...É um sem fim de atividades que se traduzem em uma única refeição.

A vida não é possível sem alimento. A gastronomia condensa toda esta enorme cadeia criativa. Transforma esse esforço todo em beleza, sabor, aroma, equilíbrio e alegria para tocar a vida prá frente e fecha uma cadeia gigante quando apresenta uma preparação. Quem sabe vai chegar o dia em que tanto esforço conjunto resulte no Dia Mundial da Alimentação, com alimento para todos. E o alimento vai ser bonito, gostoso e prazeroso.

Aqui vai a receita com dois dos alimentos mais antigos de que se tem conhecimento: pão com queijo! Transformados em muffins pela inveção de chefs mundo afora!



Muffin de queijo coalho Balkis

Ingredientes
190 grs de farinha de trigo (7 colheres de sopa cheias)
5 grs de fermento (1 colher de chá cheia)
120 grsm de queijo coalho ralado no ralo grosso

130 ml de creme de leite Balkis
1 ovo
65 grs de manteiga derretida (2 colheres de sopa)

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes secos.
Em outro recipiente misture todos os ingredientes molhados
Unte e enfarinhe 8 forminhas para muffin
Preaqueça o forno a 160 graus
Encha 3/4 das formas com a massa
Leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Berinjela, aubergine!


Lembra do ano da França no Brasil? Na área da gastronomia, muita coisa legal aconteceu. Participei de um debate promovido pelo Senac de São Paulo com chefs franceses de primeira linha: Yves Camdeborgue e Christian Constant. São dois chefs de alto nível técnico, mas encantadores na simplicidade, característica usual de quem realmente entende do que faz. Yves Camdeborgue foi o responsável pela onda (já nem tão nova assim) da bistronomia. Significa comida de alta gastronomia servida em bistrôs a preços bastante acessíveis.
Christian Constant é o responsável pela chamada "saga Constant",porque seu restaurante em Paris no estilo bistronomia faz tanto sucesso que atualmente, na mesma rua, existem outros dois no mesmo estilo. Vale lembrar que Christian Constant pilotou o restaurante Les Ambassadeurs em Paris durante oito anos, nos quais obteve duas estrelas no guia Michelin.
Très chic e etc, mas o que eu queria mesmo dizer, é que na mesma ocasião teve um workshop com os dois cujo objetivo era ensinar preparações simples para o dia a dia. Simples e deliciosas. Fiz as minhas adaptações, mas a técnica é exatamente como eles ensinaram.
E "vive la France!".
Ingredientes:
3 berinjelas pequenas
6 tomates sem peles e sem sementes
meio talo de alho porró
1 cebola
manjericão
salsinha
azeite de oliva extra virgem
sal
pimenta do reino
pasta de cottage Balkis
Modo de preparo:
Corte as berinjelas ao meio e faça um talho em cruz na polpa sem deixar que a faca chegue na casca. Em seguida passe bastante azeite nelas, salgue e coloque um pouco de pimenta do reino. Coloque-as em uma assadeira antiaderente com a polpa para baixo. Corte meio talo de alho porró e coloque por cima das berinjelas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200 graus por vinte minutos.
Enquanto isso, retire peles e sementes dos tomates. Pique-os em cubinhos.
Depois de cozida, retire a polpa da berinjela com uma colher e reserve as cascas.
Refoque a cebola em bastante azeite e junte os tomates, a berinjela, sal e as folhas de manjericão. Volte este conteúdo para dentro das cascas e leve rapidamente ao forno para aquecer. Cubra com pasta de cottage Balkis e enfeite com folhas de manjericão.

domingo, 10 de outubro de 2010

Simples e rápido!


Simples e rápido. Conta a história que foi assim que o lorde inglês suscitou a invenção daquilo que até hoje leva seu nome: Sandwich. Estava jogando cartas e pediu que alguém lhe fizesse uma refeição simples e rápida. O cara mesmo, aquele que pegou um pedaço de pão e colocou uma fatia de mortadela dentro, este, ninguém sabe o nome...Mas o mundo todo ama este ilustre desconhecido!
Tudo para contar que bateu uma preguiça de cozinha. Cozinheiro tem preguiça de cozinha, as vezes. Dura pouco, mas, acontece. Segunda a noite, feriado prolongado depois de uma semana de muito trabalho e nenhum tempo para o abastecimento da minha própria geladeira. Que será que ela ainda tinha prá mim?
Encontrei alface, tomate cereja, mostarda de dijon e queijo minas e o restinho de um creme cottage Balkis. No armário, pão ciabatta, azeite de oliva, mel, flor de sal e limão. No meu quintal, folhas de manjericão e azedinha. Fiz um molho com mel, mostarda, azeite e limão assim:
1 colher de café rasa de mostarda de dijon

1 colher de sobremesa de azeite extra virgem

1 colher de chá de mel

sal a gosto

Abri e esquentei no forno elétrico o mini ciabatta. Montei o sanduíche assim:

1 fatia de queijo minas Balkis

1 folha de alface

1 colher de chá de creme cottage Balkis

3 folhas de azedinha

2 tomates cereja cortados ao meio

folhas de manjericão

molho por cima de tudo.

Uma taça de vinho e pronto! Viva o desconhecido que inventou o princípio do sanduíche prá gente poder inventar quanto quiser com o que tiver! E bom feriado prá todo mundo.