terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pão sem trigo e sem ovo!


 
Ontem a tarde entrei na cozinha e vi um pão lindo em cima da minha bancada. Estava sozinha em casa, e não entendi nada. De onde tinha aparecido aquele pão? Mistério resolvido: tinha sido minha filha menor, que tinha encontrado com o amigo, que é padeiro (como ele próprio se define), que tinha mandado o pão!
Bom, o trabalho do Danilo eu conhecia. Ele, a mãe e a irmã têm uma indústria de pães sem glúten e atendem celíacos, hospitais, etc. Outro dia o Danilo me acompanhou em um evento e fez um pão com farinha de arroz, amêndoas e damasco que foi um sucesso. Mas esse  aí era diferente. Liguei para o Danilo querido (ele é muito querido, vocês não têm noção da qualidade da alma da pessoa!), para agradecer e me informar melhor. Ele contou que era uma experiência e que ele mesmo não tinha experimentado. Pois bem, aqui em casa já acabou. Um pão sem trigo que tem tamanhão de pão, cara de pão e, como o outro, também é bem gostoso. A massa é de farinha de grão de bico com tomate desidratado e ervas finas que dão aroma e sabor deliciosos.
Quando experimentei lembrei da Maria Eduarda, daquele blog "sem glúten, por favor", e achei que tinha que espalhar a boa notícia. Comi com queijo fresco e azeite de oliva.
E o post é prá contar também para os não celíacos, que tem gente nesta cidade fazendo coisa boa prá quem curte experimentar o diferente. Imagine um pão com farinha de grão de bico, sem ovo,  bem saboroso,  que dá para servir  tranquilamente como base de aperitivo. É legal perceber que algumas necessidades específicas criam possibilidades que ultrapassam as respostas em si. Esse é o espírito humano, se virando para lidar com limites...adoro ver isso acontecer. Obrigada, Danilo. Adorei!
Se quiser tentar a receita ou experimentar dos pães sem trigo olhe lá no site deles!