sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula na Casa Cor Trio

Está acontecendo em São Paulo o evento Casa Cor Trio.  O início de um dos tripés deste sólido evento, começou há muitos anos atrás com uma feira que se chamava Boa Mesa e era organizada pelo Josimar Mello.
Agora a feira cresceu e mudou para o Joquey Club de São Paulo. E a Balkis está participando do Casa Cor Trio.
Vou dar uma aula lá no dia 22/11, terça feira. Em comemoração ao ano da Itália no Brasil o tema é, justamente, Itália. Como a Balkis está craque nesse assunto, vou apresentar receitas com queijos Mascarpone, Burrata e Lunarella.
A Balkis tem três convites para oferecer e resolveu brincar de criar receitas com eles: publique uma receita de até 400 caracteres no mural da Balkis no facebook  e concorra a um deles. A receita tem que ter qualquer queijo Balkis, ser verdadeira e executável por qualquer pessoa.
Vou escolher três delas. E poder conhecer seus autores que vão ganhar um par de ingressos para a aula de terça e para  conhecer Casa Cor Trio, que reune três mostras simultâneas: Casa  Office, Casa Boa Mesa e Casa Festa. Olhá lá!
Para participar, as receitas devem ser enviadas até às 12 horas de sábado, dia 19/11. Depois desse horário não vale mais...
Os ganhadores serão anunciados dia 21/11, segunda próxima até as 10 horas, no Facebook. Aproveite o final de semana e ocupe a sua cozinha: só não se esquece de ir anotando tudo que entrar na sua receita prá ela poder funcionar  depois, nas mãos de qualquer um...
Suerte! E te vejo lá!

domingo, 13 de novembro de 2011

Tâmara com mascarpone


Por detrás deste blog, há gente muito bacana, que tem bastante paciência comigo e minha ignorância internáutica...Pois foi para eles que fiz esta foto, quando estava passeando pelas ruas de Istambul e deparei com deliciosas tâmaras secas. Um dia contei para a Bruna e o Vitor sobre as tâmaras israelenses que havia encontrado no Mercado Municipal de São Paulo: caras, porém muito gostosas. A expressão de interrogação deles acordou em mim a consciência de que a intimidade com qualquer assunto pode nos tornar pretensamente esnobes...eles não sabiam o que era tâmara, assim como eu não consigo usar muitas das ferramentas deste blog, apesar de eles me ensinarem sempre, com muito humor e paciência...

Naturais de regiões desérticas, as tamareiras são palmeiras praticamente veneradas. Nunca comi uma fresca, mas tem a lenda de que  um beduíno resiste três dias, andando no deserto, com uma única tâmara: no primeiro dia, ele come a pele; no segundo, o fruto; e, no terceiro, o caroço”... O caroço deve ser difícil, mas a verdade é que ela é mesmo supercalórica  e de digestão lenta, por causa da complexidade dos açúcares que possui. E que a tornam deliciosa.
Lá, em Istambul, havia tâmaras iranianas, israelenses e egípcias. Eram deliciosas, enormes e baratas...
E, hoje, na minha feira de rua, aqui mesmo em São Paulo, comprei delas e comi com nozes, mel de uva e queijo mascarpone de sobremesa. Delícia!