segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

cottage com chuchu



Segunda-feira  é dia de geladeira vazia na minha casa, caso eu tenha passado o final de semana cozinhando muito por aí. Foi assim, hoje. Dezembro começou justo em uma segunda! Está aberta a temporada em que mais se comemora e se come muito;  aquela em que os cozinheiros mais trabalham relegando suas geladeiras que próprias ficam à míngua.
O pessoal aqui de casa foi à feira, ontem. Sou uma cozinheira de sorte. Na minha, tinham algumas possibilidades e entre elas dois chuchus, um queijo cottage e umas folhas de alface. Me lembrei o quanto que as crianças costumam resistir a ele e imaginei uma forma de mudar a percepção dos pequenos que passam das papinhas (onde o chuchu sempre está!) para uma antipatia gratuita. Talvez seja o verde esmaecido que não as atrai.
Barquinhas de chuchu, parecia óbvio demais. Descasquei-os com um descascador de cenouras, e retirei o miolo branco com uma faca de legumes. Cozinharam no vapor. E, enquanto isso, cortei salsinha e temperei o queijo cottage com ela, azeite, sal e limão. Quando macios, escorri a água e raspei com a colher o miolo dos chuchus (o que confere à eles autenticidade total no preparo de comida para crianças!). Misturei o chuchu raspado na colher - que já é por si só uma papinha - com o queijo temperado, acertei o limão, o sal e recheei a barquinha com isso. Gelei e comi! Quer saber? Deliciosamente suave e fresco.