.jpg)
Sabe uma pessoa que foi feita para a coisa? Assim é o chef Marcelo Loppes e a farinha. Tudo que vem dela é com ele. Hoje, tive o previlégio de assistir sua aula de massas (que pena...perdi a de pães!). Como é lindo ver alguém apresentar algo para o que tem talento: tudo fica mágico e fácil. Passa dos ovos à massa em instantes, da massa ao molho em segundos e para o prato e o prazer de comer em um tempo que não tem conta. Tudo com elegância e graça, pois isso é o que faz o talento.
Já trabalhamos muito juntos e ele corta massa de biscoito com régua em eventos para muita gente com a desfaçatez de quem foi ali pegar um copo de água. Da relação de muito tempo colhemos intimidade, algumas brigas, confiança e muitos acertos. Foi assim com esses dois cozinheiros pelas cozinhas por aí. Desenvolvi respeito e admiração por sua tenacidade, organização e senso estético. E, hoje, como aluna, pude apenas ver acontecer a dança do seu amor pela gastronomia. Fez sacotini de berinjela e abobrinha ao molho Alfredo, espaguete integral ao pomodoro, canelone de 3 queijos com ragu de cogumelos e talharim ao azeite de manjericão perfumado de limão, em oficina intitulada "Pasta & Basta"!
O Marcelo é aquele personagem que faz trabalho voluntário em cozinhas de abrigos da cidade, pilota o fogão em restaurantes megaestrelados, dá conta de chefiar a cozinha de rotisseries de luxo e, agora, junto com a Alessandra, desenvolveu seu projeto mais pessoal: reensinar as pessoas a comer, cozinhar para si mesmas e mudar a perspectiva em relação à alimentação. Para isso tem estratégias com oficinas, atendimento personalizado para dirimir dúvidas, assinatura mensal de pães artesanais (entregues em casa, semanalmente) e o que mais sair daquela cabeça criativa. O projeto chama-se
Commidas, porque o toque é mesmo de ouro.
Enquanto ele ainda não acabou a aula, estou aqui escrevendo o post e divulgando a receita do molho Alfredo que ele passou hoje, sem consultá-lo antes...porque sei que ele, como eu, quer ver cada vez mais gente desfrutando das delícias que este planeta maravilhoso e sua diversidade nos põe à disposição. E, se você ainda não consegue fazer a própria massa (ele prometeu da farinha ao prato em 30 minutos, com molho e tudo!. Não fiquei prá ver, mas certeza que é possível!), compre sua massa preferida e cubra-a com o delicioso molho Alfredo, feito em 8 minutos cronometrados! E bom inverno para todos, com massas, molhos, bolos e coração quente!
.jpg)
Molho Alfredo do Marcelo
250 gramas de creme de leite Balkis
50 gramas de manteiga sem sal
50 gramas de paremesão ralado fino
noz moscada (quanto baste)
Derreta a manteiga em fogo baixo, acrescente o parmesão ralado até que derreta, o creme de leite e a noz moscada e emulsione tudo com um batedor de arames. Sirva bem quente com sua massa predileta e bom apetite!