segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sorvetes!



Estava com muita preguiça de pensar em viajar no último final de semana mas a pressão foi grande e lá fui eu para Cunha, interior de São Paulo,  que tinha uma surpresa boa me esperando: a Fazenda Aracatu, onde o Rodolfo e a Lilian há cinco anos produzem e comercializam queijos, sorvetes, pães, bolo de pinhão, pinhão descascado e congelado e shitakes. A loja é charmosa e, além dos produtos feitos lá, vendem uma variedade grande de geléias, doces, salames artesanais, vinhos, antiguidades, bolos e mais um montão de coisas de outros produtores locais. 
O carro-chefe da casa são os sorvetes, impecavelmente produzidos ali mesmo e com resultados maravilhosos. As pastas para a produção de alguns deles têm origem italiana e outros são 100% locais. O leite usado no preparo do sorvete vem do gado jersey da própria fazenda, que tem alto teor de gordura, o que garante a cremosidade dos sorvetes.  O de gergelim é sensacional e o de uvaia vi bater e experimentei ali, na hora: espetáculo! Sorvete é o tipo de coisa que eu acho que precisa ser bom para valer a pena. Foram três. E só não tomei mais porque o lugar era longe de onde fiquei hospedada. Uma lojinha de beira de estrada (13 quilômetros depois de Cunha, na estrada Cunha-Parati), charmosa e com sorvete gourmet. Não dá para trazer para casa: eles não usam conservante nenhum, o que é bom, mas, por causa da gordura do leite, ele derrete fácil. 
Muitas vezes já passou pela minha imaginação que um dia eu iria comprar uma máquina de fazer sorvetes para experimentar e criar sabores sem censura: chá verde com cardamomo, melancia com gengibre e capim santo, maracujá com laranja, sorvete de suco verde com bastante erva doce fresca e hortelã, cacau com cidreira, iogurte com gengibre, etc... Acordaria com vontades a testar vindas diretamente de sonhos gelados e faria a alegria de muita gente. Sonho um pouquinho realizado naquele sorvete de uvaia que entrou na máquina suco e saiu sorvete! Experimentei um de miski (resina da qual se fazem algumas delícias), que estava sendo testado. Uma máquina de sorvete é uma mágica! E quer saber? No fim, o sorvete valeu a quilometragem rodada. Se for para aqueles lados, não perca.