quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Itália/Brasil na Mesa/Tendências

Não dá para falar em gastronomia sem falar dos italianos. Se tem alguém que sabe muito do assunto, há muito tempo, são eles!
Na verdade os franceses 'descobriram' a gastronomia quando, no século XVI,  Catarina de Medici casou-se com Henrique II e mudou-se de mala e cuia para a França. Logo que desembarcou ficou triste com a culinária do país do marido e mandou correndo chamar seus seis cozinheiros porque não estava a fim de ficar com a cuia vazia. Pode-se dizer que foi aí que tudo começou...Muito tempo depois, no século XVIII, Carême foi o responsável pela primeira sistematização dessa montanha de conhecimento. E no século XIX, Escoffier fez a primeira das muitas e redefinições. Que persistem até hoje.
Tudo isso prá falar que esta semana, de 25 a 27 de outubro, no Senac de Santo Amaro, em São Paulo, acontece mais uma vez a maior congresso enogastronômico das Américas. E neste ano, o tema é “Itália-Brasil: a Caminho de uma Cozinha Consciente”. Serão muitos italianos estreladíssimos, brasileiros não menos brilhantes, gente do mundo todo trocando suas experiências e pensando como é que a gastronomia pode contribuir neste momento de redefinições dos conceitos de sustentabilidade e consciência. Vai ser bom, com certeza!
Neste ano vou ter que me informar com os amigos porque ainda estou longe daí...Mas, a Balkis vai estar lá na Prazeres da Mesa ocupando seu espaço de contribuição para o novo que vem aí.

E tem mais: a Balkis está sorteando 3 pares de convite para o Mesa SP Ao Vivo. Para concorrer tem que seguir a Balkis no twitter. O endereço é balkisqueijos. O regulamento está lá mesmo.
Mas corra, porque o sorteio é amanhã!!

Veja o flyer do evento:

Nenhum comentário: