sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Promessa é dívida

Fui atrás de saber o que era caxi.
Obviamente, encontrei logo a resposta no blog da Neide Rigo que, aliás, é um dos que recomendo aqui. Tudo o que for de comer e você não conhecer, pergunte prá ela. Ela é danada!
Segundo vi lá no blog da Neide, caxi é um legume difícil de se encontrar aqui. Pois eu tive a sorte de comprar na feira da minha rua. Ele tem bastante massa com um tom verde bem clarinho e sabor muito suave. Uma delícia. O mais próximo em termos de textura seria a abóbora cabochan.

Cortei ele ao meio e vi que tinha bicho...Pena, só tinha um, e perdi um pedaço. Retirei as sementes que parecem com as do pepino ou da abobrinha, só que maiores. Laminei e cozinhei no vapor com tomilho. Fiz uma conserva com pimentão vermelho sem pele e bastante erva.

Tinha um pouco de ricota Balkis que amassei com azeite extra virgem, sal, salsinha, limão, pimenta dedo de moça e uns pedacinhos de nozes.Depois, coloquei um pouquinho de molho de tomate por baixo, as lâminas do caxi frito em azeite, o pimentão, a ricota Balkis e o caxi de novo. Ficou ótimo, adorei.

A Neide fez com camarão e pensei que também deve dar um purê delicado: que fica prá próxima vez que eu encontrar caxi. Agora eu já sei o que é e que é bom!

5 comentários:

Nereime disse...

Márcia, a Neide é fera realmente.
Dei uma espiada no site da Balkis ( eu não conhecia) e agora voltei no meu post e criei o link devido, perdão se não o fiz antes.Já enviei a receita por e-mail conforme sua sugestão.
Sucesso nesse seu novo cantinho virtual!!!
Abraços.

marcia micheli disse...

Nereime,
Não é? Ela é uma enciclopédia de ingredientes.
Legal você ter mandado a receita. Vou postar aqui.
Espero que você aproveite o site e apareça por aqui prá gente trocar figurinhas.
Abraços.

Anônimo disse...

Fernando Guiao


Marcia, bom dia.

Sou fã dos produtos da Balkis. Estava navegando no google para ver receitas com produtos deles, quando me deparei com o seu blog. Parabens pela iniciativa de voces. Tenho certeza que será um sucesso.

Fernando

marcia micheli disse...

Bom dia Fernando,

Obrigada! Espero que você possa encontrar aqui boas dicas, inspiração e que traga suas contribuições.
Márcia

Patrycia de Paula disse...

olá meu nome é patricia sou cozinheira e fui ao interior de minha mae em jacobina e fui a feira de lá e encontrei o caxi so que lá eles chamam de caxixi agora vou preparar um bom prato com ela.