Na semana passada recebemos do Mario Pavaleoev esta receita, que está na família há tempos. Na sequência tive que fazer arroz doce e me socorri com a minha mãe, já que nunca o havia feito antes e a minha lembrança dele, na infância, era forte. Li o post da Nana sobre o merengue da avó, receita da família. Ganhei da Talita uma maravilhosa conserva de lótus e nozes pecan deliciosas do quintal da tia, que, certamente, se transformam em receitas para a família.
As tais 'receitas de família' trazem histórias das pessoas ao longo de suas vidas e são passadas de geração para geração. Geralmente, são aqueles pratos que agregam as pessoas em torno dele de várias formas diferentes: às vezes elas são generosamente chamadas para participar do preparo, às vezes o preparo é guardado a sete chaves como um segredo para que ninguém saiba do que se trata, às vezes os amigos são também chamados para comer e participar, enfim, as receitas de família revelam muito do jeito de estar na vida de quem as prepara. E todo mundo tem uma. O maior valor delas é, sem dúvida, o afetivo.
Pensando nisso, e inspirados no envio das receitas do Mario, resolvemos abrir aqui um espaço para troca e publicação das suas receitas de família que contenham queijo. Assim, mais gente poderá desfrutar do conhecimento que se transferiu de geração a geração. Taí a receita do Mario na íntegra, literalmente, como ele nos enviou.
Escondidinho Tri-legal
Todos os pesos aqui definidos vão depender do tamanho de sua família podendo ser alterados caso você precise
500-gramas de batatas
500-gramas de mandioquinha (batata baroa ou mandioca salsa depende de onde você estiver)
500- gramas de cenouras
700-gramas de mussarela balkis
500-gramas de queijo cottage, pode ser usado o queijo prato,ou um outro queijo de boa qualidade que derreta bem.
Modo de fazer
Cozinhe separadamente a batata , a mandioquinha,e a cenoura, ainda quente passe pelo espremedor e reserve
Em panelas separadas cada uma com seu legume coloque duas colheres de sopa cheias de manteiga light balkis até derreter va adicionando leite aos poucos até conseguir um purê macio—sal a gosto.
Se preferir use o creme de leite no lugar do leite comum (com soro e tudo)
Numa assadeira de vidro que possa ir ao forno faça uma camada do purê de batatas e cubra com o queijo cottage
Sobre essa camada coloque o purê de cenouras e cubra com mussarela
Coloque então o purê de mandioquinhas e finalmente cubra tudo com mussarela
Leve ao forno pré aquecido 180 graus até dourar lembrem- senhoras forno é igual marido cada uma conhece o seu