quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sal azul do Irã e azeite de semente de abóbora


Sal azul do Irã

Quando você estiver lendo este post eu já estarei bem longe...Tão longe que resolvi postar as minhas oitavas maravilhas do mundo, já que é lá para o oriente que estou indo. Foram presentes da Talita, que andou viajando e se trouxe de volta. Isso só, já teria sido um presente e tanto!
Mas, ela conhece um pouco as minhas paixões gastronômicas e me trouxe logo duas: sal e azeite. O sal entrou no primeiro lugar do ranking dos meus sais: é azul, uma verdadeira pedra preciosa. É raro e sua extração vem de uma mina de sal na província de Semman, no Irã. A coloração azul ocorre durante a formação da estrutura cristalina do sal devido às grandes pressões nos depósitos de sal. Os cristais fraccionam a luz e aí o azul  (que é causado por uma ilusão ótica) se torna visível. Para usar é ralar no ralo bem fino, só um pouquinho.
O azeite, minha gente, é um caso a parte...veio da Áustria e eu não conhecia, não. De semente de abóbora, muito saboroso, perfumado e lindo. Parece uma redução de aceto balsâmico na espessura e uma tinta rara na cor. Aparentemente é marrom, mas quando se espalha na louça branca aparece um tom de verde profundo. É incrível. E delicioso. Usei um pouquinho dele para colorir e aromatizar um recheio que fiz com queijo mascarpone Balkis.

Fico pensando como é lindo 'esse mundo de meu Deus', como diria Guimarães Rosa. E de quantas coisas maravilhosas ele é feito. Prometo ficar bem atenta as maravilhas que aparecerem no meu caminho pela Índia para contar tudo aqui. Depois, na volta, até porque nessa altura eu já fui.

domingo, 2 de outubro de 2011

Os mineiros, de novo!

Os mineiros que me desculpem, mas o melhor pão de queijo que já comi na vida não foi em Minas. Foi bem aqui, pertinho da minha casa no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.
Não é bairrismo, não, até porque o que confere tanta gostosura a este pão de queijo é o fato dele ser feito com um queijo da Serra da Canastra, Minas Gerais. Como, infelizmente eu nunca fui à Serra da Canastra, experimentei dele no bairro ao lado...E com certeza se eu ‘apear’ pros lados de lá,  maravilhas iguais ou melhores vão me surpreender diariamente (preciso ir logo nessa Serra!!)
O lugar é bem charmoso. Chama-se “Lá da Venda” e a  chef é a Heloisa Bacellar. Tem várias comidinhas que não provei. Mas o pão de queijo...é assim: sempre bem quente, o que é fundamental; crocante por fora e muito macio por dentro. E saborosíssimo.
Quem me levou lá pela primeira vez foi minha amiga ‘quase’ mineira dona do restaurante Kitanda, em Gonçalves, Minas Gerais. Que, aliás, está feliz da vida porque acabou de receber a estrela do Guia Quatro Rodas para o seu restaurante Kitanda.  A alegria dos meus amigos é a minha também! E a Tanea (já falei dela aqui), é uma das pessoas mais criativas que conheço. Se você for passear lá em Minas, não deixe de conhecer o restaurante Kitanda, agora estrelado! E me conta depois se não foi uma ótima experiência...