quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mercados Municipais


No final semana passada fui à zona cerealista, aqui em São Paulo, passear. Sempre vou lá a trabalho, mas desta vez fui dar uma espiada sem tanto foco. Encontrei uma jóias.

Para começar, no carrinho de mão na rua , umbu maduro e pequis! Pequi é um fruto do cerrado e a safra é bem agora, de janeiro a março. Dá prá fazer óleo da polpa, óleo branco e paçoca da castanha, e o pequizeiro é uma árvore protegida por lei: é proibido cortar. A primeira vez que comi pequi foi há uns trinta e cinco anos atrás e , desavisada, fiz aquela única coisa proibida: mordi a fruta que é perfumada e doce mas cheia de espinhos por dentro. Nunca mais esqueci que pequi é para roer...Dá para aromatizar azeite, que fica bem amarelinho, é clássico na galinhada e com peixe. Fiz baião de dois com pequi e queijo coalho Balkis.
Depois atravessei a rua e fui espiar os dois mercados municipais: o Mercado Municipal Kinjo Yamato e o Mercadão. Lá, procure o Seu Santos das pimentas que sempe tem novidades para contar e aquele monte de pimentas coloridas para encher os olhos de quem passa. Das mais ardidas às super suaves, sobre todas ele tem uma boa história para contar. Disse que estão, ele e um amigo biólogo, tentando uma empreitada com uma pimenta indiana que dá as folhas, fica linda, mas não dá o fruto. E encontrei também a raiz da flor de lótus, o lenkun.


Depois fui no Mercadão (o mercado municipal maior) e conheci a Daniela que estava experimentando abiu do cerrado, que é uma fruta suave e doce além de linda! Encontrei tamaras israelenses frescas, carnudas e muito doces.


Mas, o divertido foi que finalmente encontrei a tal da goma para tapioca já umidecida. Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto de verdade. Eu tinha colocado o post sobre tapioca e a Luciana me perguntou como fazer e tal. Aí pronto, encontrei a tal goma úmida, que depois o Vitor me disse que usa bastante. De repente, todos os caminhos me levavam à tapioca! Experimentei, e deu certo. Só o cheiro do polvilho molhado que é muito forte, cheira puba. A outra, como é molhada na hora não fica com cheiro tão forte. Mas funciona. Fica aquele cheiro intenso pelo casa...

Se você gosta de novidades e estiver à toa no final de semana, fica a dica: zona cerealista e mercados municipais, o grande (mercadão)e o pequeno: muitos ingredientes diferentes e diversão garantida. Depois, é voltar prá casa e experimentar!