quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pitanga, Amora e Jabuticaba

A cidade grande, as vezes, parece divorciada da natureza. Não entendo porque a gente não festeja o momento em que as pitangueiras, as amoreiras e as jaboticabeiras frutificam preparando um monte de receitas com essas frutinhas deliciosas. Aqui no meu bairro elas ficam carregadas e quem mais se diverte são os passarinhos. Todos os anos eu e minha filha Marcela paramos para comer pitanga e amora nas praças por perto e até já sabemos quem é que floresce primeiro.
Os europeus e americanos fazem geléias, conservas e licores. Nas cidades menores do Brasil onde o ritmo da natureza ainda faz parte d vida das pessoas, também. E nós, seres urbanos, aproveitamos muito pouco. Experimente uma calda quente, sem açúcar,  para colocar em cima de sorvetes. A receita é simples assim: amoras frescas no microondas. Ou então, para a cobertura do chesse cake com uma geléia feita da colheita dessas frutinhas frescas na seguinte proporção: 400 gramas de açúcar cristal para um quilo de frutas. Ou como coulis para acompanhar carne de porco. Ou simplesmente comer delas, ali no pé. Se você mora na cidade de São Paulo, preste atenção: com certeza deve ter uma dessas árvores carregadas  para serem colhidas e comidas. Descubra uma perto de você e lembre-se de que a vida é feita de pequenos prazeres. Também para os urbanóides. 


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pão de Ló

O chef Carlos Ribeiro, do Na Cozinha (Rua Haddock Lobo, 955), desenvolveu para o Restaurante Week 2011 esta receita de Pão de Ló usando o creme de leite Balkis. Parece estar uma delícia!




Pão de Ló da Marika Gidali

Ingredientes
  • 4 ovos inteiros
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • ½ xícara de chá de fécula de batata
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de 1 limão
Modo de fazer
Bater na batedeira os ovos inteiros com o açúcar por 15min. À parte, passar pela peneira os ingredientes secos e adicionar as raspas de limão. Desligar a batedeira e juntas aos ovos os ingredientes previamente peneirados, mexendo delicadamente com um fouet. Levar ao forno pré-aquecido (170° C), em assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga por aproximadamente 10min. Deixar a massa esfriar e desenformar.
Gelatina de morango feita conforme as instruções da caixa.

CHANTILLY
  • 500 ml de creme de leite fresco Balkis
  • 3 colheres de sopa de açúcar
Bater os dois ingredientes na batedeira por 2min, até dar o ponto. (obs.: ter cuidado para não bater demais e virar manteiga)

Finalização
  • Morangos frescos cortados em cubos.
Misturar a gelatina, os morangos e o chantilly, formando um creme. Cortar o bolo ao meio e recheá-lo com o creme. Aproveitar o creme para cobrir o bolo.
Ou se preferir, não misturar a gelatina, os morangos e o chantilly. Nesse caso rechear o bolo com a gelatina e o morango e cobri-lo com o chantilly e o resto do morango.
Receita do chef Carlos Ribeiro para Balkis / Foto: Luiz Simone

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia das crianças!

Feriado do dia das crianças. Esses seres maravilhosos, pequenos e que chegam estranhamente nas nossas vidas colocando tudo de pernas para o ar! E mandam ver no ensinamento do que realmente significa amar!
Então, 's'imbora' comemorar o dia deles com gostosuras. Chame os pequenos para a cozinha e faça biscoitinhos doces. Eles vão adorar, e você também!
Se tiver uma praça perto da sua casa dê uma olhada se naõ tem um pé de framboesas carregadas. Se sim, aproveite para colher framboesas com as crianças e fazer também a geléia. Aí, a festa vai ser completa.
Se não tiver esta sorte, tudo bem! Compre uma geléia da preferência dos seus pequenos para cobrir os biscoitos. Vai ser sucesso, também. Nada como ganhar a atenção dos pais no dia das crianças. Divirtam-se, famílias!

Receita da Massa
250 gramas de farinha de trigo
130 gramas de manteiga
leite
60 gramas de açúcar

Fazer uma farofa com a ponta dos dedos com a manteiga gelada cortada em pedacinhos, a farinha e o açúcar.Misturar o leite e o ovo e amassar tudo junto até agregar.
Embrular no papel filme e levar à geladeira por 30 minutos. Abrir em superfície forrada com plástico. Por cima da massa também coloque um plástico para que a massa não grude no rolo.
Corte a com forminhas, com a  xícara de café, ou mesmo com as forminhas de brincar na areia. Ou no formato que vocês inventarem.
Unte uma assadeira e leve ao forno a 160 graus até dourar (preste atenção que é rápido!)

Para a geléia
1 kilo de frutas frescas
400 gramas de açúcar cristal
Leve tudo ao fogo baixo e vá mexendo até obter o ponto de geléia. Lembre-se que quando fria a geléia endurece. Deixe esfriar.

Para a montagem
Misture duas colheres de sopa de sour cream Balkis com um pouco de geléia fria. Coloque por cima dos biscoitinhos e feliz dia das crianças!