quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Itália/Brasil na Mesa/Tendências

Não dá para falar em gastronomia sem falar dos italianos. Se tem alguém que sabe muito do assunto, há muito tempo, são eles!
Na verdade os franceses 'descobriram' a gastronomia quando, no século XVI,  Catarina de Medici casou-se com Henrique II e mudou-se de mala e cuia para a França. Logo que desembarcou ficou triste com a culinária do país do marido e mandou correndo chamar seus seis cozinheiros porque não estava a fim de ficar com a cuia vazia. Pode-se dizer que foi aí que tudo começou...Muito tempo depois, no século XVIII, Carême foi o responsável pela primeira sistematização dessa montanha de conhecimento. E no século XIX, Escoffier fez a primeira das muitas e redefinições. Que persistem até hoje.
Tudo isso prá falar que esta semana, de 25 a 27 de outubro, no Senac de Santo Amaro, em São Paulo, acontece mais uma vez a maior congresso enogastronômico das Américas. E neste ano, o tema é “Itália-Brasil: a Caminho de uma Cozinha Consciente”. Serão muitos italianos estreladíssimos, brasileiros não menos brilhantes, gente do mundo todo trocando suas experiências e pensando como é que a gastronomia pode contribuir neste momento de redefinições dos conceitos de sustentabilidade e consciência. Vai ser bom, com certeza!
Neste ano vou ter que me informar com os amigos porque ainda estou longe daí...Mas, a Balkis vai estar lá na Prazeres da Mesa ocupando seu espaço de contribuição para o novo que vem aí.

E tem mais: a Balkis está sorteando 3 pares de convite para o Mesa SP Ao Vivo. Para concorrer tem que seguir a Balkis no twitter. O endereço é balkisqueijos. O regulamento está lá mesmo.
Mas corra, porque o sorteio é amanhã!!

Veja o flyer do evento:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pizza de Serra da Balkis com presunto cru


Olá Amigos do Cozinha Queijos e Amigos. Hoje no blog temos uma receita deliciosa de Pizza de Serra da Balkis com presunto cru. Espero que gostem.


Pizza de Serra da Balkis com presunto cru


Receita de Massa de Pizza
Ingredientes
500g de farinha de trigo
25g de fermento fresco
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
sal (aproximadamente 15g)

Rendimento: mais ou menos 4 porções com 30cm de diâmetro de aproximadamente 240 à 250g cada.

Modo de PreparoDissolver o fermento em 120ml de água morna e misturar 50g de farinha, obtendo uma mistura homogênea. Cobrir com um pano e descansar em um local morno por 30 minutos. Abrir a farinha restante em formato de vulcão, misturar no fermento o azeite e o sal, despejar a mistura no centro do vulcão e em seguida ir despejando lentamente os outros 250ml de água morna para empastar a massa. Sovar por aproximadamente 20 minutos até que fique macia e elástica. Fazer uma bola e colocar em uma tigela untada de farinha, cobrir e descansar por 2 horas em local morno. Abrir os discos com aproximadamente 30cm de diâmetro. Untar uma assadeira com este diâmetro com azeite e por o disco dentro. Cobrir com o molho básico de tomate e cobrir com a cobertura. Levar ao forno pré-aquecido a 250ºC e assar por 15 a 20 minutos.


Cobertura

Ingredientes
1 Serra da Balkis de 700g
Presunto cru
1 queijo Serra da Balkis de 700g dá pra 4 pizzas, então utilize em cada pizza 1/4 do queijo picado em pedaços. Para cada pizza separe 8 lâminas de presunto cru, sendo uma lamina para cada fatia de pizza (8 fatias = 8 lâminas).


Modo de Preparo
Após levar os discos de pizza ao forno como no primeiro passo, retire do forno e pulverize a pizza com os pedaços de queijo serra, volte ao forno rapidamente apenas para derreter o queijo, então retire a pizza quente e distribua as fatias de presunto cru sobre ela, sirva imediatamente.

Receita elaborada para Balkis pelo chef Bruno Stippe



Tem alguma receita de pizza? Compartilhe com a gente.

Se você fizer esta receita em casa, mande uma foto que publicaremos aqui.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mussarela tipo Burrata

Sabe por que Burrata? Porque vem de 'burro' que significa manteiga, em italiano.Ou seja, o queijo tem a textura de uma manteiga e é deliciosamente cremoso. Nascida na região da Puglia, Itália,  a burrata original  é uma mistura de mussarela, mussarela de búfala e creme de leite. Por isso a burrata da Balkis é 'tipo' burrata: não leva mussarela de búfala, mas o resultado é surpreendentemente bom. Pura já é deliciosa. Com algumas gotas de limão siciliano e um fio de azeite de oliva o sabor cresce muito!
Ela deve ser consumida fria pois quando aquecida a gordura do creme de leite se modifica. Saladas, manjericão, tomates, berinjelas, abobrinhas, abóboras, vegetais frios em geral ficam um show!
Aproveite a simplicidade e sabor desse queijo. Ficou ótimo.