Existem domingos e domingos....Mas este, 11 de julho é o dia nacional da pizza. Que não precisa de dia para ser comemorada, porque na realidade todo dia é dia de pizza! Pense em um número grande. Pensou? Acrescente muitos zeros. Acrescentou? Agora veja se chega perto: só na cidade de São Paulo são vendidas 1,5 milhões de pizzas por dia!!! Ou seja, é consenso no paladar de todos, todo mundo adora pizza.
Todo mundo e o mundo todo. Há muitos anos atrás um amigo contou que, chegando em Moscou, debaixo de um frio de não sei quantos graus abaixo de zero, sem falar a língua e sozinho pensou que não teria situação mais inóspita que aquela se não fosse ter encontrado uma pizzaria. Aí sentiu o coração quente outra vez... Versátil, a massa pode ser fina, grossa, crocante, fechada, aberta. É a mãe de todos os ingredientes: recebe placida e colaborativamente tudo o que a imaginação do cozinheiro conseguir pensar como recheio: legumes, vegetais, animais, folhas, frutas, doces, salgados. Pense o que quiser, mas o queijo é parte deliciosa da pizza e também aceita muitas variações.
Para comemorar fiz uma com o que tinha na minha geladeira. Ficou assim: massa, molho de tomate, ricota Balkis, queijo mussarela Balkis, queijo parmesão, folhas de escarola com aceto balsâmico e azeitonas chilenas. Ficou ótima e aqui em casa comemos com uma taça de vinho tinto. E você, vai inventar o que? Qual a sua preferida? Vê se me conta depois...
ainda crua, na frigideira |