quinta-feira, 28 de junho de 2012

Paladar Cozinha do Brasil


Ao entrar no blog hoje, vi o post em que o Sérgio anunciava as recomendações da Maria Eduarda no "comida sem glúten, por favor!". Ele escreveu um "interino" entre parênteses, que foi demais. Obrigada, Sérgio, pelas novidades da Maria Eduarda e por não deixar a peteca cair.
No ano passado, durante o evento "Prazeres da Mesa" eu estava viajando. Agora, estou no Canadá e vou perder também. Mas, se você gosta de cozinhar, descobrir ingredientes e de saber o que várias inteligências têm a dizer sobre eles não perca esta oportunidade.
Organizado pelo Estado de São Paulo, começa amanhã o evento Paladar Cozinha do Brasil. A estreia não poderia ser melhor: Mara Salles, Neide Rigo e Ana Soares, juntas. São três buscadoras incansáveis de ingredientes nacionais e de suas utilizações na gastronomia. E por ai vai, o evento todo com este altíssimo nível.
São em encontros como esses, em que a possibilidade de descobrir e redescobrir novos e velhos sabores se abre. Neste contexto de muitas trocas e aprendizados eh que grandes avanços se constroem. Como tem muita gente diferente, acho que esses eventos vêm com o espirito de uma grande viagem: todo mundo fica mais receptivo e aberto ao novo. E a gente se apropria cada vez mais do que eh nosso e que muitos de nos (a maioria) nem conhece. E eh isso que torna a nossa cozinha cada vez mais rica e diversificada.
A minha viagem neste momento é outra... mas, se eu estivesse ai não perderia essa, não! Aliás, a Balkis vai participar com estande, degustação e tudo. Além de sortear 2 kits de queijos especialíssimos na aula do Alex Atala, às 11h, amanhã.
Para saber a programação acesse, http://blogs.estadao.com.br/paladarcozinhadobrasil/programacao/sexta-29-de-julho-2, e bom final de semana, recheado de novidades!
Sérgio, interino querido, este computador aqui não tem vários acentos e quitutes especiais da nossa querida língua portuguesa. Copiei e colei alguns... será que você poderia me socorrer, mais uma vez? Retribuo com comidinhas, na volta!!

"Sem glúten, por favor!"



A Maria Eduarda A. Pedro tem um blog bacana, chamado "Sem Glúten Por Favor", por que ela tem a condição de celíaca. Segundo a Wikipedia, "a doença celíaca... é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten." Ou seja, celíacos não podem ingerir glutén. Mas pelo jeito, ela gosta tanto de gastronomia que dedica tempo e energia para fazer este blog bacana, prestando um serviço à comunidade.
Outro dia ela fez um post interessante, mostrando como receber em casa, para o café da manhã, pessoas celíacas, e aproveitou e incluiu os intolerantes à lactose na festa. E ela indica os queijos Balkis para os intolerantes, pois a Balkis tem vários queijos com zero lactose. Vejam o post: http://semglutenporfavor.blogspot.com.br/2012/06/recebendo-um-celiaco-em-casa-o-que.html
(Sérgio Gonzalez, interino)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Muito prazer, melitzanosaláta, ou berinjela grega



Que será que os canadenses comem? Estou de malas prontas para dez dias em um universo totalmente novo para mim. Vou para Montreal , a parte francesa do país. Mas, como é um país essencialmente composto por muitas migrações, sem dúvida, cada uma delas carregou para lá a sua maneira de ser e comer. Diferentes fluxos migratórios costumam trazer em suas bagagens ingredientes próprios, que se incorporam e se transformam nas mãos dessa mistura de gente do mundo todo. Suponho que seja um lugar de padarias e pães bons, por conta do grande afluxo de franceses nesta parte do país.Mas, é tudo. Ah, e aquele maple syrup, que é um xarope extraído da seiva de uma árvore chamada ácer, comum no Canadá.
Não quis me informar muito para poder perceber tudo como uma criança que descobre coisas novas, com  gosto de quem não sabe nada: a liberdade é maior!
Foi neste espírito, de liberdade, que cozinhei neste final de semana para duas festas distintas: um casamento com noivos lindos e o aniversário do meu filho, que agora é pai. O patê de berinjela foi o melhor. A receita original, melitzanosaláta, é grega e leva iogurte e outros ingredientes que não usei. Usei sour cream da Balkis  e sumac, que é uma planta seca, com gosto cítrico, que trouxe da Turquia. Foi assim: assei as berinjelas inteiras e furadas com um garfo, enrolas em papel de alumínio no forno até que ficassem bem macias dos dois lados. Defumei uma a uma no bico do fogão (faz sujeira, mas a vida é assim mesmo..). Aí, abri no meio, separei o recheio da casca, cortei bem pequenininho e temperei com muito hortelã, salsinha e coentro frescos, sour cream, limão cravo, azeite, sal,cominho e sumac. Depois de tanta "cozinhação", passei pela mesa e resolvi experimentar um pouquinho. "Viva os gregos e os troianos", foi o que pensei...e vamos ver com quais surpresas o Canadá me reserva!