sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Menu executivo: Arturito

 
Alguns dos chefs que têm restaurantes na cidade de São Paulo propõem o chamado menu executivo. São cardápios a preços fechados e mais acessíveis servidos exclusivamente no horário do almoço, durante a semana. É um jeito de democratizar... um pouco difícil, as vezes, mas válido.Resolvi experimentar esta proposta em vários deles e contar aqui prá vocês em uma série de posts .
Fui ao Arturito, comandado pela Paola Carosella no bairro de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo. Sou um desafio a mais, por que não como nenhuma proteína animal.  Mas, chefs de primeira grandeza têm jogo de cintura suficiente para atender todo comensal com igual criatividade e alegria.
O menu executivo inclui entrada, prato principal e sobremesa. Fomos em três pessoas e foi assim: atendimento super agradável e disposto a nos incluir. A entrada era ótima: cama de brotos verdes (rúcula, beterraba, dill, chips de alho) com abóbora cabochan assada no forno a lenha e coalhada caseira. A resposta para o prato principal foi clássica: massa. Porém, era deliciosa, feita na casa. O grande show das nossas refeições, porém, foram as sobremesas. A primeira coisa a se remarcar foi a gentileza: elas eram de livre escolha no cardápio. Segundo, eram todas ótimas. Experimentamos:
1.  profiteroles recheados com sorvete de mascarpone, caramelo de laranja e chocolate amargo.
2. Mousse de chocolate
3. A terceira eu não lembrava direito, só que era delicadíssima. Liguei lá, e o Filipe me mandou por email, assim como está no cardápio: "irresistível triffle de morangos frescos, crocantes pistaches, sorbet de morangos, creme de baunilha e torrontés, mascarpone e praliné"
Intercalamos no copo morangos frescos, um creme de mascapone com vinho torrontés, shortbread (biscoito finíssimo) de pistache e praliné de pistache. Finalizamos com o sorbet de morango. Obrigada, Filipe!
O restaurante também privilegia produtos de origem sustentável: o paladar e o ambiente levam vantagem. E todos os lácteos servidos são produzidos lá mesmo, artesanalmente. Achei bem legal.
Prometo fazer fotos melhores, na próxima. A idéia dos posts surgiu ali, na hora, e eu não estava preparada. Foi com o celular mesmo. Vou passar lá com máquina fotográfica e refazer as fotos para trocar, tá? Pode ser por outras sobremesas que não experimentei?


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Abobrinhas na praia

Saí de São Paulo sábado de manhãzinha com frio. E desci a serra a caminho do mar com neblina e chuviscos. Cheguei lá em baixo com o sol brilhando forte. Foi uma delícia!
Obviamente, depois da praia, fome. Eu e a Bia fizemos o almoço juntas.  Ficou bem gostoso e achei legal mostrar aqui uma receita prá lá de prosaica: abobrinha recheada com queijo minas frescal Balkis temperado com especiarias, nozes, salsinha, azeite e sal. Prosaico, mas bom. Lá no site tem uma recheada com com arroz e creme de ricota Balkis. Dá para rechear de diferentes formas.
Veja o passo a passo dessa que a gente fez.  A receita do risoto de limão siciliano também está lá no site e é incrível. Super saboroso e prático.
Para as abobrinhas:
4 abobrinhas pequenas para rechear
150 gramas de queijo minas frescal Balkis
Molho de tomate (quanto baste)
Salsinha (qb)
Nozes picadas (qb)
Especiarias (qb)
Com uma faca, retire o recheio das abobrinhas.
Amasse o queijo minas frescal Balkis com azeite, sal, especiarias e nozes. Recheie as abobrinhas com essa mistura. Cozinhe em molho de tomate por 15 minutos.