segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Queijo Cremoso Quartirolo



Quando imigraram para Argentina, os italianos trouxeram vários costumes que  hoje em dia estão integrados como se sempre estivessem estado lá. O queijo cremoso é um exemplo. Se adaptou tão bem que está disseminado por toda a Argentina. No início era usado como acompanhamento para sobremesa. Depois ganhou a mesa do café da manhã e o uso como ingrediente. A Balkis  trouxe a sua versão que ficou muito legal. De massa bem macia, é um coringa. Dá para comer com pão. E,se for um bom pão, não precisa muito mais. Mas, na hora de cozinhar é que ele se transforma em muitas coisas.
Hoje fiz uma simples panqueca. Nada demais: leite, ovo, manteiga, farinha, sal e salsinha por que eu gosto de cor.  Estava um calorão e pensei que poderia servir a massa fria., com um recheio bem cremoso. Tinha dele na geladeira. Tinha couve flor, também, que cozinhei em água. E o queijo - como diz o nome -, é tão cremoso que depois de escorrida a água da couve flor, só calor residual dela  por cima do queijo quartirolo foi suficiente para transformar tudo em  um creme quando bati no mixer. Só acertei um pouquinho de sal e, quando quente, meu creme era quase um fondue. Assei dois tomates com sal grosso rapidinho no forno elétrico, amassei com azeite, sal e pronto! Servi tudo na massa de panqueca aberta prá poder admirar meu recheio. Ficou uma delícia.

pão de minuto: as aparências enganam
Outro dia tinha tentado uma receita de pão de minuto que uma amiga me deu. Nunca tinha feito esse pão de minuto na vida por que sempre achei que não ia ter gosto de pão. Mas, prometi pãp quente no café da manhã prá turma aqui. Recheei os pãezinhos com queijo cremoso. Esse pão de minuto leva fermento químico ao invés de fermento biológico e a verdade é que parece mais uma massa de biscoito; a fermentação rápida pede açúcar demais. E lá seu foi quase todo o meu restinho de queijo quartirolo. O pessoal gostou, mas eu achei um desperdício usar um queijo bom daqueles numa coisa ruim daquela. E fiquei devendo prá mim mesma um uso mais apropriado. Hoje me redimi. Por enquanto o queijo quartirolo da Balkis só está sendo comercializado pelo site. Mas, pode comprar tranquilamente sem ver. A qualidade a Balkis garante e os multiusos garantidos. Ah, olha a entradinha que fiz com pão italiano, purê de abóbora com curry que tinha sobrado do almoço e um pedacinho do quartirolo por cima!


entradinha com abóbora, tomate e queijo quartirolo