segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Presentes da cozinha!


Sopa fria de beterraba com sour cream
Passei uma semana intensiva, cozinhando sem parar. E, quando se cozinha muito, parece que a correnteza de um rio passa por você. Comigo é assim: uma coisa vira outra, a programação e parte do preparo imaginado se transforma em fumaça, e, em um instante, a vida real se apresenta: invente e se vire com os ingredientes que tiver, com os que conseguir, rapidamente, sem muito tempo de pensar no que acabou de ficar pronto, por que a próxima refeição já está à sua espera…e repita a mesma fórmula para ela.
Algumas coisas ficam boas, outras nem tanto. Nessa semana foram várias surpresas. E como a gente valoriza aqueles ingredientes que, na última hora, são a salvação! Foi assim com o sour cream e a sopa fria de beterraba. Em um instante, tudo ficou lindo, refrescante e gostoso. Foi assim também com várias outras preparações, consumidas sem tempo para clics.

Tainá com sua torta viva
O melhor de tudo foi soltar o corpo no fluxo rápido da correnteza, sem brigar com nada, e descobrir na próxima curva do rio qual seria a surpresa. Esse rio me trouxe a Tainá e a sua torta viva "hors concurs", de creme de manga com graviola fresca; o Manu, diretamente da França, com seu vinagrete incomparável; a Maria Helena, que produziu sucos maravilhosos, e saiu atrás de um profissional da manutenção com um alicate capaz de retirar a tampa da abóbora que empacou e precisava entrar logo no forno; e a Paulinha, que fez bolinhos de mandioca lindos e deliciosos.  Na vida selvagem da cozinha, a doçura e disponibilidade dessas pessoas foram os ingredientes mais preciosos. Como o sour cream na beterraba, deixaram tudo lindo. Obrigada, queridos.
E a receita do creme de beterraba você encontra aqui. Dá para servir frio ou quente, com sour cream, lunarella, cottage, ingredientes mágicos da finalização. Boa semana para todos.