quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Depois da quarta feira de cinzas


Me deixei ficar na quarta feira de cinzas...estou na praia até domingo. Meu marido tirou dois dias de férias, e eu, também. Resolvemos ficar. O dia foi lindo, com mar azul e as estradas bem calmas...Vim carregada de ingredientes porque fazer compras no carnaval, na praia, ia ser ruim.
 Mas, sempre esqueço que ‘meu querido amigo Afonsinho’, como diria Gilberto Gil, come como uma criança pequena: muitos desgostos alimentares. Ele acaba comendo o que eu faço e, até mesmo, às vezes, gostando. Então resolvi fazer em especial prá ele. Na quarta de cinzas me despojei de temperos e fiz um purezinho de mandioquinha cozido só com alecrim, alho porró, salsão e salsinha. Amassei com pasta de queijo tipo cottage Balkis e cobri com espinafre na manteiga e limão e berinjela grelhadinha. Sempre gostei dos sabores fiéis a coisa que está em questão, mas a gente tende a complicar: cabeça de cozinheiro curte experimentar. Essa experiência foi ótima. Ele gostou e eu também. Lembrei como é que se apresentam ervas para crianças e que delícia é quando elas apreciam.
Depois de tudo pronto ainda falei com minha filha mais nova que me contou que lá na Colômbia, no vilarejo em que ela está todas as pessoas desenham uma cruz com cinzas na testa por conta do início da quaresma. Com comidas especiais. E prá mim, foi especial purê de mandioquinha bem simples. Até que a páscoa chegue com suas necessidades...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cacau crocante e outras delícias baianas

semente de cacau orgânico
 Na sexta-feira, véspera de carnaval, minha campainha tocou e recebi presentes: geléias, chocolates, jaca passa e cacau crocante. Gente, que delícia! Minha baianinha querida, Patrícia, me enviou lá de Itabuna. Todos os produtos fabricados na própria fazenda de cacau. Tudo orgânico e gostoso.  Uma beleza.
Imediatamente pensei em fazer o cheese cake de cacau e colocar a receita no site, mas como fazer para que as pessoas tenham acesso à essas delícias?


Pensei que esse país é gigante e que a gente mal se conhece. Como podemos nos privar de tantas coisas tão boas, como podemos não conhecer essas iguarias tendo nascido e crescido por aqui? Levando-se em consideração as dimensões do Brasil tem coisa demais que a gente nem suspeita , mas se chegou prá mim, chegou prá vocês também. Taí, gente: a semente do cacau seca e coberta com açúcar orgânico. Além de todo o valor nutricional do cacau, o negócio é bom demais: amargo por dentro, crocante e doce por fora. A jaca passa não fica atrás e a geléia de cacau com gengibre se presta à muitos fins.: experimente fazer um molho de salada só com ela, soyu e limão. Não vai acreditar no resultado. É incrível.
A Talita chegou aqui em casa, enloqueceu no cacau crocante e dei tudo prá ela levar para mais pessoas poderem experimentar. Agora ela está viajando, mas sei que não vai se importar de eu colocar aqui a foto que ela fez: é prá mostrar prá mais gente!
E se você quiser desfrutar dessa delícia, já falei com a Pat, escreva que ela  te entrega em casa. Assim como fez comigo. Sua campainha vai tocar e as delícias vão chegar. Anota aí: patriciavianalima9@gmail.com.

Vamos juntando coisas boas: cheese cake de ricota Balkis com geléia de cacau e cacau crocante. Burrata com molho de shoyu e geléia de cacau com gengibre. E o que a sua cabeça carnavalesca puder ir inventando...de repente, sei lá em que parte desse imenso Brasil você está e o que é que descobriu por ai.