segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Alain Ducasse sem sangue

As voltas que eu dei no mundo...e as voltas que o mundo deu! A megamidíatico chef internacional Alain Ducasse reabriu o restaurante Palácio Atenas , em Paris , e a novidade está por conta de que não tem nenhum prato com carne vermelha no cardápio.  Eu mesma não como carne (de espécie alguma) há 26 anos, mas nunca militei a respeito. Acho uma questão tão complexa,  que passa por tantos fatores e necessidades pessoais e socias que o respeito às escolhas me parece ser a melhor resposta.
Verdade que o mundo tem olhado para as questões ambientais, que o cinema já falou pesado sobre o consumo da carne veermelha e o impacto ambiental que ele provoca; que a vanguarda gastronômica tem apontado para um retorno ao consumo de alimentos frescos, orgânicos, sustentáveis ambiental e socialmente com restaurantes e chefs pensadores que têm pesquisado maneiras de realizar seus trabalhos levando isso tudo em conta. Ou melhor, fazendo disso tudo seu modo de trabalho.
E o novo restaurante do Alain Ducasse parece ter alguma coisa a dizer. Isso aponta para o futuro, eu penso. Que tem se tornado cada vez mais presente.
Se você se interessa pelo assunto e vai passar por Paris deve ser uma experiência bem legal.