quinta-feira, 3 de abril de 2014

Surpresas em Delhi

Conforme vou indo pela Índia as cores, cheiros, paisagens, vestimentas, os traços das pessoas,  deuses, crenças e comidas vão mudando como em um filme. 
Até agora há pouco estava no estado do Kerala, que eu não conhecia, e que é um mar de coqueiros verdes ornamentando seus famosos e lindos backwaters (braços de mar) e suas casas flutuantes. Na comida de lá tudo tem coco de maneira surpreendente e deliciosa. Bem  diferente
do que eu conhecia até então. Agora estou indo em direção ao centro da Índia ver o que me espera por lá. No meio do caminho,  entre um vôo e outro,  no aeroporto em Délhi, a Paulinha sacou o celular, adentrou a cozinha de touca  e tudo, e fez o filme do pastel de vento mais surpreendente. Enquanto eu interrogava o cozinheiro sobre os ingredientes da masala seca que ele colocou sobre o queijo que me serviu, absolutamente maravilhosa. ..
Uma surpresa atrás da outra e um wifi que funciona. Ai está o resultado de duas curiosas rodando pela Índia: tikka panner (o queijo), e  o pastel de vento que já esquecemos do nome...

Namaste, Índia

A falta de memória é um problema, eu acho...postei aqui um "au revoir, França", mas o "namaste, Índia" ia passar batido se não fosse a Talita me mandar essas fotos maravilhosas que ela fez na cozinha do ashram do Ramana Maharshi, em Tiruvanamalai. No dia em que estivemos juntas lá, pedi: "fotografa a cozinha, prá eu colocar no blog?". Mas a Índia é tanta intensidade que outra veio, e essa...A tendência da minha mente é lembrar do que está mais perto e a Índia ficou para, trás primeiro que a França. Mas uma refeição no ashram do Ramana nunca deixa de estar presente: é inesquecível. E para dividir, aí estão as fotos da cozinha, onde o amor é o ingrediente em abundância.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Au revoir, França

Estou de volta à minha casa. Voltar é sempre bom. E estranho. A geladeira e os armários desabastecidos. Resolvi ir com calma. Como a gente está onde está, o assunto vai mudar. Mas seria uma pena não compartilhar mais algumas belezas que andei vendo pela França. Decidi postar essas fotos que falam por si mesmas. Diversidades na feira de rua na Provance, doces no Laduree e nas ruas, em Paris. E "au revoir", França.