segunda-feira, 27 de março de 2017

FAAP curso O FEMININO: MODOS DE CONSTRUÇÃO DE UM ENIGMA

Olá Pessoal, boa tarde

 

A FAAP está com matrículas abertas para o curso O FEMININO: MODOS DE CONSTRUÇÃO DE UM ENIGMA (clique no nome do curso para mais informações)

De 19 de abril a 07 de junho/2017 – quartas-feiras das 19h30 às 22h30

 

O curso parte de uma reflexão sobre a ideia de Enigma e de como, histórica e estilisticamente, este conceito esteve atrelado ao Feminino. A partir de temas centrais da psicanálise e de obras do cinema e da literatura, o curso desenhará diversos contornos dessa complexa representação do Feminino. Como perguntava Freud, afinal, “o que quer uma mulher?”. A partir dessa questão, serão trilhadas as ideias de Falo, Falta, Desejo, Fantasia, Ficção, Escritura e Narrativa.

 

Com:

Maria Lucia Homem
Psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP e professora da FAAP. Pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autora de "No limiar do silêncio e da letra" (Boitempo) e participação em "Leitores e leituras de Clarice Lispector" (Hedra), "Cinema e Psicanálise"(nVersos), entre outros.

Ilana Feldman
Pesquisadora, crítica e professora. É doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com passagem pelo Departamento de Filosofia, Artes e Estética da Universidade Paris VIII, tendo desenvolvido a tese “Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo”. Atualmente, realiza pós-doutorado em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, com pesquisa sobre cinema, testemunho e autobiografia.

Maria Rita Palmeira
Doutora em literatura brasileira pela USP (2009), com tese sobre literatura brasileira contemporânea, e mestre em Teoria Literária pela Unicamp (2000). Foi professora da Facamp (2001-2011), do Centro Universitário Belas Artes (2011) e da Escola Superior Diplomática (2010-2011), e professora temporária  na USP (2012). É pesquisadora do projeto "Conexões Itaú Cultural: mapeamento da literatura brasileira no exterior" desde 2008 e parecerista das revistas Arredia, Via Litterae Estudos de literatura brasileira contemporânea. Desde agosto de 2011, é editora-assistente da Três Estrelas, selo de não ficção da Folha de S.Paulo.

FAAP – Extensão e Cursos Livres

Rua Alagoas 903

Prédio 1 - subsolo

(11)3662-7449

cursos.sp@faap.br