A comunidade ligada à gastronomia, amadores ou profissionais, vem utilizando queijos Balkis em suas receitas. Isso aconteceu de forma tão gostosa e natural que resolvemos criar este blog. Assim, aqueles que gostam de gastronomia, em qualquer nível, podem trocar receitas, dicas e opiniões. Sejam muito bem-vindos!
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Salada mágica!
Aiaiai...chegou o final do ano e suas doideiras características. Não é o fim do mundo, mas só o final do ano. E antes que as festas cheguem ainda tem muito trabalho de dia normal pela frente! Hoje, foi a minha tentativa de dia normal em final de ano. Cheguei atrasada em todos os meus compromissos. E na hora do almoço, que já estava com carta marcada para ser o de outro cozinheiro, pensei bem e resolvi me virar por aqui mesmo, apesar da hora. Só de pensar em enfrentar o trânsito para chegar em algum lugar, desisti. Tinha que ser rápida. Geladeira só com restinhos de tudo. Mas, tinha farinha de Uarini, mandioca transformada em bolinhas maravilhosas e queijo Burrata Balkis. O meu estoque da preciosidade, desta vez, comprei lá na Mesa Tendências deste ano. Mas, se você quer experimentar não precisa mais esperar que alguém te traga lá do Amazonas. Pode ligar para (11) 973105024, que a Antonia, do Empório Poitara, te arruma um pouquinho da delícia. Deu uma salada incrível, meu almoço! Degustada na calma da minha cozinha, como se a cidade lá fora já não estivesse sob a influência da maldição da aceleração maluca do final do ano. E aí vai a receita para que você também possa ter seu momento mágico. Que aliás, por conta da beterraba que enche de cor a mesa, pode ser uma das iguarias do seu Natal, se quiser surpreender os amigos e a família com as bolinhas que quase ninguém sabe o que é, aqui no sul desse imenso Brasil.
Salada de couve, farinha de Uarini, castanha do Pará, beterraba e queijo Burrata Balkis.
Ingredientes:
1/2 maço de couve
50 gramas de farinha de Uarini
meio talo de salsão
2 cravos da índia
2 folhas de louro
1/2 cebola pequena
1 beterraba
30 gramas de castanha do Pará
limão
azeite de oliva (quanto baste)
queijo Burrata Balkis (qb)
sal (q b)
Modo de Preparo:
Higienize todos os ingredientes. Reserve. Coloque a beterraba com casca para cozinhar na panela de pressão até que fique macia. Meça a farinha de Uarini em um copo. Reserve. Coloque a mesma medida e mais um terço de água em uma panela com o cravo, as folhas de louro, o talo do salsão e a cebola e deixe ferver em fogo baixo. Depois de levantar fervura deixe por dois minutos. Desligue o fogo, retire as especiarias e coloque a farinha de Uarini. Tampe a panela. Espere por cinco minutos até que a farinha absorva todo o líquido. Descasque a beterraba e corte-a em palitos de 1 centímetro de espessura por 3 de comprimento. Reserve. Retire o talo da couve, enrole as folhas bem apertadas, corte-as ao meio no comprimento e depois e o mais finamente que conseguir na largura. Repique para que os fios fiquem pequenos. Reserve. Corte a castanha do Pará em pedaços pequenos. Reserve. Solte a farinha de Uarini com um garfo. Tempere-a com azeite, limão e sal. Misture todos os outros ingredientes e acerte o tempero. Por cima coloque uma Burrata Balkis e regue-a com um fio de azeite. Sirva imediatamente.
Assinar:
Postagens (Atom)