terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NATAL CAFUZO: SOTÊCO DE BANANA

Meu natal podia durar mais uns 30 dias. Foi tudo tão rápido, que já quase acabou... meu marido diz que é pecado trabalhar no Natal, mas preciso aproveitar enquanto a Marcela está aqui por mais algumas horas antes de embarcar para a próxima viagem. Chegou dia 21, depois de dois meses pelo desconhecido estado do Espírito Santo, de onde só temos notícias da famosa moqueca capixaba sem leite de coco e sem azeite de dendê...
Pois ela contou que o estado é maravilhoso e, percorrendo um rio que tem lá, desvendou agroflorestas, muitos cultivos inteligentes e gente interessante fazendo, como ela e sua turma, trabalhos importantes para limpeza, recuperação e revitalização do rio Jucu.
São muitas histórias, mas esta ela me contou de lá mesmo, dizendo: "mãe, no seu próximo post você tem que contar sobre o sotêco de banana!". Eu, do outro lado da linha, fiz como você, se não for capixaba, deve estar fazendo agora: "ãh?". Explica-se.: convidada para uma missa afro em Araçatiba, um antigo quilombo, que já foi a maior fazenda do litoral brasileiro, ela comeu o tal sotêco. Apesar de a população atual ser majoritariamente afrodescendente, a origem do prato é indígena, assim como os primeiros moradores da região.
A festa foi animada e, segundo a Marcela, o prato é sensacional. O desenho acima foi feito pelas artistas plásticas do projeto que viajaram registrando tudo com seus olhares criativos e amorosos em coautoria com as crianças da região. O projeto é uma dessas coisas lindas que estão sendo feitas por esse Brasil  afora. Muita energia boa recuperando rios, receitas, comidas, laços antigos, amigos novos.
Aqui vai a receita bem no dia do Natal, para comemorar, brasileirissimamente, a data. Feliz Natal a todos!

Sotêco de Banana:

Ingredientes:
Uma dúzia de banana nanica verde
Um tomate
Uma cebola
Um pimentão pequeno
Três dentes de alho
Tempero verde (cebolinha, coentro, hortelã)
Três limões galegos
Duas colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Colorau a gosto

Modo de fazer:
Descasque as bananas e corte em rodelas. Coloque-as na água com o sumo do limão. Refogue numa panela de pressão o alho, o tomate, o pimentão, a cebola, o tempero verde, o sal e o colorau. Por último, acrescente as bananas e o sal. Cubra as bananas com água e deixe cozinhas na pressão por vinte minutos. Depois de cozido, passe por uma peneira e sirva com moqueca de peixe. Bom apetite.