sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Raviolis


Mais Prazeres da Mesa: entre as várias apresentações legais, esteve o Roberto Ravioli que apresentou um raviolone (parece meio pleonástico), de ricota e espinafre, com uma gema crua no meio e molho de parmesão. Era um escândalo de bom.


Vou explicar: ele trouxe a massa pronta e aberta na largura de um cilindro pequeno. Também o recheio estava pronto e era ricota com espinafre bem temperado. Esticou a massa e fez um vulcão com a ricota e espinafre, e dentro dele colocou uma gema de ovo. Por cima de uma delas colocou um pouquinho de flor de sal e da outra um pouquinho de bottarga. Cobriu e cozinhou rapidamente em bastante água fervente.

A flor de sal é um tipo de sal que recebeu este nome porque aflora sozinho à superfície da água e seus cristais, quando emergem, tem a forma de uma flor. Apenas no sul da França e na costa da Inglaterra este fenômeno acontece desta maneira e os cristais são colhidos manualmente. Ele é muito saboroso e ressalta qualquer ingrediente bom. Bottarga são ovas de peixe, e esta que o Roberto usou era em pó.

Em uma frigideira bem grande ele tinha um molho de parmesão com creme de leite e um molho trufado italiano de alcaparras e azeitonas. Quente. Ele ia tirando os raviolis da água e colocando na frigideira com o molho. Depois montou e serviu da seguinte maneira: raviolis, molho, um fio de azeite de trufas, queijo parmesão, broto de folha, salsinha em volta. Vou contar que era muito bom!


Super simpaticamente, pediu ajuda da platéia, explicou o que pretendia e deu autonomia aos ajudantes. Foi bem legal. No final tinha um monte de gente ajudando a servir e empratar os raviolis. Ah, os que ele cozinhou e serviu já estavam prontos e eram menorzinhos porque eram feitos com ovo de codorna. Foi deste que eu provei: delícia!
Perguntei o que ele achava da Balkis e ele que disse que na casa dele usa o queijo cottage Balkis e acha muito bom!

Veja nas fotos como parece fácil...Eu sou apaixonada por massas, acho uma tarefas mais lúdicas dentro da cozinha a produção delas. E as recheadas são capazes de dar colo para muita criatividade!

Agora, pense só: o creme de leite Balkis é ótimo, a ricota Balkis também. Se você arrumar um espinafre bem saboroso já tem o molho e o recheio. Se não quiser fazer a massa, use uma semi pronta para lasanha que também funciona. É certeza de alegria no final de semana!


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Promoção Balkis - aviso aos navegantes

Não é muito legal a promoção do blog? Sua receita por uma sacola cheia de produtos Balkis para inventar mais ainda!

Já recebi várias receitas, mas todas elas sem fotos. Por favor, anexe a foto da preparação para eu postar aqui. Além de ficar gostoso, lembre, comer envolve o olhar. Diante de um prato, junto com o aroma ele é o sentido mais importante antes de chegar ao paladar propriamente dito. Queria mostrar a maravilha. Não faz parte das regras combinadas, mas se puder, mande a foto!!! E boa sorte!

domingo, 31 de outubro de 2010

A Balkis na Prazeres da Mesa



Acabou na sexta feira passada o evento Prazeres da Mesa/Mesa Tendências que aconteceu em São Paulo. O tema deste ano foi sustentablidade e quem encerrou o Mesa Tendências foi o Carlo Petrini presidente do Slow Food, movimento internacional que tem como meta comida boa, limpa e justa para todos. Eu, particularmente, fico feliz em ver aquilo no que acredito ganhar adeptos. O Slow Food tem representação no Brasil e divulga idéias e práticas sustentáveis: reconhecer e valorizar produtos e produtores locais, revalorizando a comida e inteligências nativas. Isso significa manter a diversidade viva no mundo todo, dar trabalho e dignidade ao pequeno produtor e trazer esta alegria aos ingredientes e ao produto final.

Não vai dar para colocar tudo em um único post, então, vou contando aos poucos.

A grande estrela internacional foi o Yoshiro Naguisawa, sua sopa de terra e o sumi beef, feito com carvão de alho porró. Naguisawa fez uma elegia ao preparo integrado da comida com o meio ambiente, lembrou que é preciso revalorizar todas as características mais puras e essenciais dos ingredientes e, trazer à mesa através deles, toda a natureza.

Na esfera nacional tem muita coisa linda acontecendo e sendo premiada: Teresa Corção do Rio de Janeiro com seu Instituto Maniva, e David Hertz com a Gastromotiva são exemplos do uso da gastronomia como ponto de partida para ações educativas na apropriação de valores super sustentáveis. O molho de maracujá com pimenta desenvolvido pela Gastromotiva é incrível e pela primeira vez estava a venda no stand do Slow Food a famosa farinha do seu Bené. Para quem não sabe, o seu Bené é lá do Pará e faz uma farinha d'água incrível embalada em palha de coqueiro, um paneiro maravilhoso! O próprio seu Bené, que já foi à Itália contar a história da produção total de sua farinha (do plantio da mandioca à entrega ao consumidor final), estava presente no Mesa Tendências.

Logo na entrada da Prazeres da Mesa estava o stand da Balkis. Foi difícil conseguir fazer as fotos do stand, sempre lotado de gente. Foi lindo ver o Sérgio e a Regiane apresentando os produtos da Balkis para aquele mundo de gente, enquanto a Cláudia cuidava de cortar e arrumar os queijos para apresentação. Depois eu conto as receitas e alguns pratos que foram feitos por alguns chefes usando os produtos Balkis que o Senac providenciou para eles.