quarta-feira, 29 de junho de 2011

Milho, o rei da festa




Desde tempos imemoriais, o homem reverencia o alimento. Claro, é ele quem possibilita a vida e nada mais natural do que incensar aquilo que nos mantêm vivos!
E é nessa época do ano que somos forçados a buscar, lá no fundo da memória, de onde é que vem a coisa toda...lembrei daquela música do Gil, “de onde é que vem o baião, vem debaixo do barro do chão...” E de onde é que vem o milho? Senhor absoluto das festas juninas, em forma de delícias como bolo de milho, curau, pamonha, pipoca, milho cozido, canjica, cuscuz, quirera e outras iguarias?
Pois é, se procurarmos na ciência vamos encontrar gente que diz que o milho talvez esteja por aí há 7200 anos e, com certeza, há 4000 anos. É ano que não acaba mais. E toda a cultura popular em torno dele, do plantio a colheita, é viva e alegre entre nós. Milho significa "sustento da vida” e é um coringa: ora se presta a ser estrela dos experimentos de manipulação genética ora, em regiões menos desenvolvidas, continua a ser plantado em roças da forma mais ancestral que se possa imaginar!
Foi encontrado na América e levado pelos europeus para o resto do mundo. Vi uma vez, no sul da Índia, uma festa chamada Pongal que é o São João deles: a festa da colheita do milho. Acho sempre maravilhosas as festas ligadas a terra e seus ciclos. Por isso adoro as festas juninas. Mesmo a gente que está aqui, na “selva de pedra”, urbanóides ignorantes dos processos naturais, nos lembramos que é época da colheita do milho, e por causa disso, a festa!
Bandeirinhas coloridas, quentão, queijo assado, sanfona, quadrilha, fogueira e frio. E muito milho prá gente cozinhar. Milho fresco para a festa e seco para o ano. Como hoje é dia de São Pedro fiz polenta mole para comemorar. A receita que tem lá no site é com funghi secchi e queijo Balkis Minas Padrão. A da foto fiz com queijo Serra da Balkis, mas as medidas para a polenta propriamente dita, são as mesmas. Combina com frio e ainda agrada o santo. Quer mais? Abra uma boa garrafa de vinho e desfrute da vida e do seu sustento, o milho!