sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Hours Concours: a pizza da Giulia

Não teve jeito de ser diferente. Quando recebi a receita do Alexandre, me deu aquela felicidade gratuita, sabe como é? Tem uma música do Zeca Baleiro que diz alguma coisa como "hoje acordei com vontade de mandar flores para o delegado, beijar o cachorro da vizinha..." sei lá, alguma coisa assim... Fiquei me sentindo igual. Dividi a alegria com o Sérgio e ele repassou para o pessoal da Balkis que teve o mesma intenção que eu: "hours concours", fora do concurso!

A Giulia está recebendo um kit Balkis apesar de tudo continuar igual: as dez melhores receitas serão premiadas com uma sacola térmica recheada de possibilidades para suas receitas ficarem maravilhosas. E a receita dela estou postando aqui, hoje.

Vou explicar: a receita da Giulia fazendo pizza com o pai dela, o Alexandre, foi para mim, como um emblema do que pretendo ao escrever neste blog: acordar nas pessoas o gosto pelo lúdico, o desenvolvimento do senso de beleza, o prazer de saborear um prato elaborado com bons ingredientes, a harmonia entre eles, e uma montanha de outros blá, blá blás da mente insana dos cozinheiros, em geral.

Na hora que vi aquela carinha linda, brincando com o pai de fazer pizza, lembrei tantas coisas formativas do meu caráter que aconteceram enquanto cozinhava na infância...enquanto educava meus filhos e cozinhava com e para eles...enquanto cozinho ainda hoje para pessoas que nunca vou chegar a conhecer...

Pensei que, se a Giulia mostrar para os amiguinhos o prêmio que ganhou, pode estimular a garotada a estimular seus pais a conviverem um pouco mais com eles brincando de educar na cozinha, estimulando a criatividade e a curiosidade das crianças, tanta coisa linda que nem sei.

Bom pessoal, a Balkis quis assim (oba, eu também!): Giulia, parabéns pela sua pizza que deve ter ficado uma delícia! Nas fotos que se pai mandou quase que dá prá sentir o cheirinho do manjericão em cima dessa mussarela derretida incrível que você usou. Faça muitas experiências na cozinha, pois eu tenho certeza, você vai se divertir muito e se tornar uma superchef na sua cozinha! Um beijo prá você!

Aí vai a receita da Giulia! (Clique na imagem para ver maior)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Berinjela


Você sabia que a berinjela é um fruto originário da Índia? É isso ai, cheio de sementes dentro e chegou ao ocidente através dos árabes da península ibérica que têm, até hoje, um caso de amor com ela. Em Istambul os mercados estão lotados de berinjelas secas e vazias para rechear pendurada junto com pimentões na mesma apresentação, para o mesmo fim!

Tem gente que resiste a ela por causa da picância característica. Com especiarias ou sem elas, a berinjela está totalmente adaptada ás Américas, para nossa sorte. Os Italianos juntaram os tomates e nós brasileiros, permeáveis culturalmente que somos, ficamos com todas as influências! Oba!


Hoje tinha uma berinjela rodopiando que nem pião na gaveta da geladeira e decidi resolver este problema. Ficou tão gostoso que vou publicar a receita. Se você é daqueles que ainda resistem a berinjela, quem sabe não te apetece e você ganha mais um ingrediente para a lista de sabores que gosta?

Fiz com queijo mussarela Balkis ralada no ralo grosso. Olha a receita:

Ingredientes:
1 berinjela grande
2 tomates
400 gramas de molho de tomates (veja o modo de preparo do molho de tomates clicando aqui)
3 ramos de alecrim
azeite de oliva
sal (a gosto)

Modo de preparo:
Higienize todos os ingredientes.
Corte a berinjela em fatias finas e salgue-as. Deixe-as com sal por 30 minutos.
Corte rodelas de tomate e reserve.
Rale 400 gramas de queijo mussarela Balkis no ralo grosso. Reserve.
Forre um refratário com um pouco de molho de tomate no fundo.
Reserve um galho de alecrim para decoração.
Escorra bem as berinjelas e frite-as junto com os ramos de alecrim e um fio de azeite dos dois lados em uma frigideira antiaderente.
Conforme frita as berinjelas, acomode-as no refratário da seguinte maneira: molho de tomate, berinjela, queijo mussarela Balkis, até terminar com as fatias de tomate, sal e azeite por cima deles, e por fim, queijo mussarela Balkis.
Leve ao forno para que a mussarela derreta.