quarta-feira, 10 de agosto de 2011

El Bulli: the end




Ele anunciou e fez: Ferran Adriá fechou o premiadíssimo restaurante El Bulli. Quem foi, foi. Quem não foi, não vai mais...(eu, por exemplo). Há dois anos quis entrar na fila, mas era tarde demais...A lista de espera para uma degustação no El Bulli estava na ordem de 2 anos e meio...Foram 2 milhões de pedidos para oito mil jantares servidos.
Químico de formação, Ferran Adriá trouxe todo o seu conhecimento para revolucionar a gastronomia. Deu, literalmente, nó em pingo d'água. Transformou sólidos em líquidos, líquidos em sólidos e gasosos. Pesquisou muito. Surpreendeu igual.
O El Bulli vai virar fundação para pesquisa na área da gastronomia. Ou seja, o conhecimento vai se disseminar. E quem quiser provar um Ferran Adriá bem menos gastronômico, ainda tem a hamburgueria de propriedade dele, em cadeia nacional na Espanha.
Em 2008 ele esteve no Brasil, quando os espanhóis foram o tema do Mesa Tendências e Prazeres da Mesa. E proclamou estar no Brasil o futuro da gastronomia...( no jantar de despedida tinha caipirinha "a moda" Ferrán).
O último jantar também foi mágico.  Os gênios aparecem de vez em quando. Ferrán Adriá é um deles. A gente não foi, mas pode se deliciar com as imagens do que foi servido. É um consolo para os olhos, pelo menos...