sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Índia made in Brazil

Neste final de semana estou envolvida em evento de literatura, música, dança e comida indianas. E a parte mais difícil, prá mim, é inventar. A culinária indiana no Brasil é fraca e os ingredientes são díficeis, para não dizer impossiveis. Vai daí, que eu tive uma idéia bizarra, mas que ficou ínteressante.

Pensei em fazer o evento apenas com diferentes pratos que envolvam arroz (o que mais os indianos comem!). Depois mudei de idéia. Mas olha só o que saiu: bolinho de arroz, enrolado e cozido no vapor na folha de shisso (totalmente japonesa), recheado com chutney de tomate e pedacinhos de queijo coalho. Ficou interessante. O shisso tem sabor de cominho, que é uma especiaria superutilizada na Índia; o chutney é deles mesmo; e o queijo coalho é a nossa contribuição.


Depois eu mostro, aqui, as outras comidinhas que vão fazer parte do evento. E, graças à Neide Rigo, vou poder utilizar umas folhinhas de curry de verdade em alguns pratos. Ela me contou onde tem um pé de curry em plena rua de São Paulo...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tapioca de Queijo e banana


Olha que delícia: mandioca, banana e queijo. Parece coisa de índio e deve ser mesmo. A mandioca com banana é certeza. O queijo é contribuição nossa. Resultado: tapioca de banana da terra com queijo minas frescal Balkis. De novo, foi idéia do Pedro, meu filho. Eu nunca tinha pensado nisso, mas a idéia me pareceu boa.



 Fiz assim: banana da terra bem madura: fritei na manteiga, fogo baixinho, deixando ela caramelar só com o açúcar da fruta (que é muito!). Enquanto isso, hidratei o polvilho, cortei o queijo branco minas frescal Balkis.  Banana pronta, fiz a tapioca, recheei e comi! Delícia super recomendada.