sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Restaurante Week


Vai até 18 de setembro o já consagrado evento “restaurante week”. É uma boa dica para o final de semana e para quem gosta de descobrir lugares diferentes para comer. Com preços fechados e diferentes, porém, no almoço e no jantar são vários os restaurantes participantes. Os critérios de escolha podem variar do preço médio ao tipo de comida e serviço. Nesta semana fui conhecer um restaurante bem pequenininho na Vila Madalena, o “Chez Fabrice”. A Milena comeu a clássica truta com amêndoas, eu e a Marcela, ravióli de ratatouille. Sobremesa clássica: bavaroise. Foi tudo bem gostoso. A Milena é minha filha mais velha e a gente raramente tem a oportunidade de almoçar juntas durante a semana. Por causa do evento, nesta semana, a gente almoçou duas. A outra foi no Filipa. Só que não era nada demais. Eu comi um penne a la vokca, ok. E a Milena um pad thai , talharine de arroz com cogumelos, ruim. A sobremesa era sorvete de coco com calda de gengibre (fraca) com pedaços de coco. Não valia nem a foto, que eu não fiz...
Alguns restaurante trabalham com reserva.Verifique antes no site do evento para não ser surpreendido. E bom final de semana prá todo mundo!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cozinheiros e artistas de circo: qualquer semelhança não é mera coincidência

Às vezes tenho vontade de contar tantas coisas prá vocês que não sei nem por onde começar... Sexta feira passada mostrei uma das produções do evento que ia fazer  no final de semana: bolinho de arroz com chutney de tomate e queijo coalho enrolado na folha de shisso, que ficou delicioso. Mas, na última hora o evento aumentou e não tinha folha de shisso suficiente.  Virou bolinho de arroz aberto, recheado com chutney de tomate e pesto de coentro com castanha de caju...Nem deu tempo de experimentar, mas fez sucesso. E o queijo coalho foi parar em outra preparação servido junto com naan (pãozinho delicioso)... Mutatis mutantes,  ficou tudo bom.
Eu sempre digo que cozinheiro é um pouco artista de circo: tá sempre na corda bamba e passa de equilibrista a malabarista de pratos em alguns poucos minutos...
Aí está o resultado e a receita do naan que é uma jóia! E que vai bem com todos os queijos, pastas, doces, salgados e também segura a onda completamente solitário. Uma delícia!

Naan

Ingredientes:
Leite morno – 200ml
Farinha de trigo – 400 grs
Manteiga clarificada – 3 colheres
Ovo - 1
Sal – 1 grama (1/2 colher de café rasa)
Açúcar – 10 gramas (1 colher de sopa bem rasa)
Fermento biológico – 20 gramas
Modo de Preparo
Dissolver o fermento no leite e acrescentar o açúcar com 100 gramas de farinha. Deixar descansar em local aquecido até desenvolver bolhas (mais ou menos 25 minutos).
Após esse tempo peneirar o restante dos secos e sovar para que a massa fique bem lisa. Deixar crescer coberto com um pano úmido e deixar em ambiente aquecido até dobrar de volume (mais ou menos uma hora).
Fazer pequenas bolinhas e abrir com o rolo. Assar em chapa bem quente. Quando levantar bolhas, virar e assar do outro lado.