quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presentes maravilhosos

Olha só que coincidência. Comentei aqui, na semana passada, sobre o cacau da Bahia e no final da semana recebi a Patrícia, minha amiga baiana, que me trouxe uns mimos. Toda vez que ela vem, me trás a maravilhosa farinha de copioba. Mas, dessa vez, além da farinha me trouxe a semente do cacau orgânico crocante, que eles produzem lá mesmo na fazenda e é maravilhosa. E a semente do cacau torrada. E chocolates. E outros mimos.

No mesmo dia fui dar uma aula e a Cláudia Mattos, chef lá do espaço Zym, me deu essa maravilhosa especiaria turca chamada sumak que é uma planta vermelha com sabor ácido de limão muito usada na culinária turca em peixes, kebabs, aperitivos, saladas, coalhadas e o que mais sua imaginação quiser. Aliás, sumack quer dizer vermelho, por que é como a flor desta planta é. O sabor é inusitado, daqueles que vão para todos os lados dentro da sua boca.



E, prá finalizar, ganhei da Ana Cláudia temperos secos e sal. Não sei se contei que tenho loucura por sal, e já disse prá Ana que ela está me acostumando mal. Além de sal e outras coisas, a Ana me trouxe uma vez um molho de mostarda com mel que é um deslumbre. Está quase no final e estava tudo bem enquanto eu não conhecia dele. Mas agora que provei não vou conseguir viver sem...

No centro, sal do Salar de Yuni, da esquerda para direita sal rosa do
Himalaya, negro, rosa Yuni, branco do Himalaya flor de sal com ervas

Tantos ingredientes que, em si, são maravilhosos. Pensei em como servir algo que preservasse o sabor original dessas maravilhas. Coloquei tudo com queijo cottage Balkis, doce e salgado. Ficou gostoso.


Adorei os meus presentes. E Ana, pânico! A mostarda com mel e frutas vermelhas está no fim...