terça-feira, 10 de abril de 2012

Mercado na madrugada


São Paulo é considerada a capital da gastronomia na América Latina: pela quantidade de possibilidades de experimentação que oferece, que é mesmo grande, porém, como já falamos aqui, cara.
Tirando a Europa, onde o euro faz com que tudo fique mais de duas vezes à frente do nosso poder aquisitivo logo de cara, pelo resto do mundo a comida é muito mais barata que no Brasil, de forma geral. E, me parece razoável que seja assim. Então, sempre que viajo um pouquinho volto achando isso tudo muito sem noção, em termos valorativos.
Mas, olha só que notícia boa. Vários chefs tiveram a iniciativa de criar uma opção a mais no imenso mercado gastronômico da cidade. Chama-se Mercado, e vai ser uma feira noturna onde eles irão oferecer comidinhas gourmets simples a preços bem acessíveis. Os chefs da cidade têm propostas diferentes para o que entendem ser 'comida de rua', e o leque de possibilidades é grande: de cebiches a samosas vegetarianas, passando por sanduíches transados.
O dono do Sal Gastronomia  cedeu o pátio do seu restaurante para o evento que irá incluir intervenções artísticas junto com a comilança. Começa as 23h30 e vai até as 5h, para alegria dos notívagos. E, ninguém paga nada para entrar, só o que e se consumir.
Não é muito legal? Adorei a ideia de valorização da cultura gastronômica de rua junto com intervenções de vários tipos de manifestações artísticas aliadas a democratização dos preços. A cidade e os cidadãos ficam mais felizes com a iniciativa de uma dúzia de gente inteligente.
A princípio o evento vai acontecer uma vez por mês. Começa agora, no 21 e 22 de abril. Os preços das comidinhas vão variar de R$5 a R$20 e o Sal Gastronomia fica na rua Minas Gerais, 352, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Se você é baladeiro, gosta de conhecer coisas novas ou simplesmente é insone, esta aí uma nova possibilidade criativa para a fome na madrugada: vá ao Mercado!


Bem que poderiam colocar suco de frutas exóticas. Eu iria lá só por isso. Olha essa, que chama curuba parece uma bananinha pequena por fora e um maracujá por dentro. Toma-se batida com leite e o sabor é cítrico, doce, refrescante e muito perfumado. Originária da Colômbia. Acho que eu mesma vou abrir uma barraquinha de sucos exóticos na Mercado prá satisfazer a minha própria vontade...