quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pitanga, Amora e Jabuticaba

A cidade grande, as vezes, parece divorciada da natureza. Não entendo porque a gente não festeja o momento em que as pitangueiras, as amoreiras e as jaboticabeiras frutificam preparando um monte de receitas com essas frutinhas deliciosas. Aqui no meu bairro elas ficam carregadas e quem mais se diverte são os passarinhos. Todos os anos eu e minha filha Marcela paramos para comer pitanga e amora nas praças por perto e até já sabemos quem é que floresce primeiro.
Os europeus e americanos fazem geléias, conservas e licores. Nas cidades menores do Brasil onde o ritmo da natureza ainda faz parte d vida das pessoas, também. E nós, seres urbanos, aproveitamos muito pouco. Experimente uma calda quente, sem açúcar,  para colocar em cima de sorvetes. A receita é simples assim: amoras frescas no microondas. Ou então, para a cobertura do chesse cake com uma geléia feita da colheita dessas frutinhas frescas na seguinte proporção: 400 gramas de açúcar cristal para um quilo de frutas. Ou como coulis para acompanhar carne de porco. Ou simplesmente comer delas, ali no pé. Se você mora na cidade de São Paulo, preste atenção: com certeza deve ter uma dessas árvores carregadas  para serem colhidas e comidas. Descubra uma perto de você e lembre-se de que a vida é feita de pequenos prazeres. Também para os urbanóides. 


Um comentário:

Rocio disse...

Esse material bom, rico, a verdade é que eu tenho que ser sempre comer doces porque eu sinto a necessidade e eu gostaria de cozinhar, em algum momento, mas por enquanto eu vou comer nos restaurantes em santana