terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana da comida entre tapas e beijos


pão com queijo e tomate: tapa clássico!
Li no jornal que, na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, tem início um evento chamado "Tapas Week", no qual vários restaurantes espanhóis de São Paulo vão servir menus fixos de tapas por preços variando de $36 a $105. Tapas são "comidinhas" espanholas que ganharam o mundo e os restaurantes. Seriam as nossas comidas de boteco vestidas para festas. O cardápio do evento inclui uma refeição completa com sobremesa e tudo.
Sempre acho boas essas iniciativas porque, quanto mais se  pode experimentar e conhecer, melhor. E no caso das tapas é onde a alma do brasileiro mais se casa com a do espanhol. Nós adoramos mordiscar em volta da mesa com amigos. Qualquer motivo serve. Pense em quantos encontros ocasionais na rua com amigos próximos ou distantes não terminaram em um café rápido, logo ali no primeiro boteco da esquina? E quantos desses não se estenderam por  horas com alguma coisa para comer, "rapidinho"? 
Nem todos os povos são assim, mas isso nos é tão característico que parece óbvio. Agora, veja se não tem muita semelhança: meu marido conta que a avó paterna dele, dona Ana, apelidada Sinhaninha, mineira da gema e moradora de uma cidadezinha bem pequena em Minas, acendia seu forno a lenha no quintal de casa uma vez por semana para produzir as quitandas que iam de biscoitos de polvilho leve e pesado a roscas, de sequilhos a broas de milho, de biscoito trançados a bolos ... O forno funcionava o dia todo e, depois de um determinado horário, a cidade em peso começava a chegar, aos poucos, mas reiteradamente, para visitar a dona da casa. Que, depois de um cafezinho com as quitandas recém produzidas, ainda tinha latas onde acomodava mais petiscos para serem levados para casa pelos visitantes. E, um café após o outro, a coisa ia.
A origem da palavra tapa  (que quer dizer cobrir, tampar) refere-se à função inicial das tapas: um pedaço de pão ou outro alimento usado para cobrir um copo de café. Ou seja, um café daqueles demorados, de conversa esticada ao ponto de ter que ser protegido para que não esfriasse, não entrassem bichos etc. Ou seja, café que leva tempo para acabar. E, se a origem é essa, parece boa e familiar.
Os espanhóis têm fama de passionais; a afinidade com os brasileiros fica grande em um evento onde tudo pode acabar, mesmo, entre "tapas e beijos"!. E $36 é um bom preço para se conhecer uma coisa nova, não é?