quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Festa de criança


Na semana passada fiz uma festa de criança que ficou muito legal. Começava na hora do almoço e eu me coloquei a missão, quase impossível, de alimentar crianças e adultos com alguma coisa que tivesse o caráter de festa e não fosse uma montanha de frituras e bobagens! Que fosse lúdico e ao mesmo tempo saudável.

Dei muitas voltas e acabei por me decidir por uma mesa de doces para criança nenhuma colocar defeito e, assim, eu as conquistaria para as minhas propostas salgadas! Tinha brigadeiro de floresta negra, de amaretto, tradicional, de banana com chocolate, de castanha de baru, beijinho, maçã do amor, algodão doce, cupcakes de geléia vermelha, amêndoas doces enroladas nos lindos papéis de mesa, gelatinas de três cores nos copinhos e nem lembro direito o que mais. Ficou lindo. O bolo, foi o chef Marcelo quem fez. Era pão de ló de chocolate rechado com mistura de creme patissier (clássico creme amarelo de leite com ovos e baunilha em fava) e creme fouetté (coloquei lá no site da Balkis uma sobremesa de chantilly de iogurte com calda vermelha onde ensino a fazer o creme fouetté). O bolo tinha cobertura de ganache de chocolate meio amargo e splits da Callebaut, (são quadradinhos de chocolate meio amargo), que arrermataram as laterais. O Marcelo não ficou no evento porque estava alimentando os clientes do café onde trabalha lá na Vila Madalena. Mas eu levei um pedaço do bolo para ele provar, porque ficou um arraso.

Bem, crianças conquistadas com a mesa de doces piscando para elas e pronto! Ficaram super receptivas aos salgados que foram servidos: biscoito de polvilho no saquinho, mini esfiha de ricota Balkis com cogumelos paris frescos e escarola, mini esfiha de carne com iogurte, mini hambúrguer de soja com receita da Helena Rizzo feito com alho porró e arroz integral, bolinhas de queijo enroladas e assadas na massa filo, mini muffin salgado, espetinhos de queijo coalho Balkis passados no azeite, mini penne com molho de tomate fresco e manjericão servidos em cumbuquinhas individuais e mais alguma coisa que, com certeza, já esqueci!

Uma vez, em um workshop de final de semana ensinei moqueca de caju. Entre os participantes estavam duas crianças que acompanhavam suas mães. E o espanto dos adultos foi geral quando elas cozinharam, experimentaram e ainda por cima, gostaram!

Na festa da semana passada nenhuma criança quis saber especificamente do que era esfiha que elas gostaram tanto! Anunciou-se que era de queijo e essa informação foi suficiente! No meio da brincadeira era apenas um sabor gostoso que combinava com aquela alegria toda! E nesse espírito, comeram de tudo.

E eu, adorei. Por isso, não venha me dizer que criança só gosta de bobagem porque não é verdade. Comida bem feita e bem apresentada também tem aprovação dos pequenos, e como dizia minha avó, "é de novo que se torce o pepino"! Senti um calor bom no coração e me senti uma super heroína, capaz de vencer mais um megahipersuperdesafio da missão impossível: fiz uma festa de criança sem nenhuma fritura! E elas gostaram!

O Gérson e a Márcia que trabalharam comigo com a eficiência de sempre fizeram as fotos, mas ainda não me mandaram. Quando chegarem, eu mostro prá vocês.

Receitas do Gerson, da Marisa e do Paulo

Não gosto de carregar pendências, mas não vou mais esperar. O Paulo, o Gerson e a Marisa que foram premiados no concurso Balkis não me enviaram as fotos de suas receitas. É uma pena, porque fica pobre publicar uma receita premiada sem mostrar onde o leitor deverá chegar se resolver se aventurar em produzir qualquer uma delas.

O Gerson mandou uma receita de macarrão caseiro, a Marisa um rocambole com massa de pastel de pizza e o Paulo uma polpeta de berinjela.

A massa do Gerson é um sorrentino que, para quem não sabe, tem o formato de uma empadinha ao contrário (aí é que a foto faz muita falta!). Ele recheou com mussarela de búfala Balkis.

O rocambole da Marisa também tem recheio de mussarela de búfala Balkis e a polpeta do Paulo utiliza pingo de leite Balkis.

Fiquei tão chateada que não achei graça nenhuma em comentar as receitas e todos nós perdemos. Pensei que apesar deles não terem enviado as fotos logo o fariam quando recebessem os Kits Balkis em suas casas. Deixei as receitas deles para o final na esperança que me enviassem as fotos... Chegou o final, mas não as fotos.

O Gerson levou o premio por apresentar uma receita de massa fresca. Todo mundo que gosta de cozinhar ia adorar um dia fazer seu próprio macarrão, se já não o faz!

A Marisa trouxe uma receita muito fácil e é sempre bom ter uma preparação boa e simples de plantão para emergências.

E o Paulo propos uma receita vegetariana de polpeta de berinjela que parece interessante.

Bem, aí estão as receitas:

Rocambole da Marisa

Ingredientes:
- uma massa de pastel de feira
- 200 gramas de tomate seco
- 300 grams de queijo mussarela de bufala Balkis
- folhas de manjericão
- 1 ovo

Modo de preparo:
Colocar em uma vasilha, os tomates secos picados, a mussarela de bufala BAlkis picada e as folhas de manjericão como em uma salada. Abrir a metade da masa de pastel, distribuir a mistura e enrolas como um rocambole. passar gema de ovo e levar para assar em forno quente por vinte minutos.
Cortar em rodelas e servir com slada de folhas

Sorrentino de Mozzarella de Búfala ao Molho de Pomodoro frescos do Gerson

Ingredientes massa:
300 gramas de farinha de trigo
3 ovos inteiros
Sal uma colher de café

Ingredientes recheio:
400 gramas de mussarella de búfala Balkis
2 colheres de farinha de trigo
Fio de azeite extra virgem

Ingredientes Molho:
8 tomates frescos maduros
1 maço de manjericão fresco
2 dentes de alho
50ml de azeite extra virgem
um copo de polpa de tomate
Pedaços de mussarella de búfala Balkis

Modo de preparo Massa:
Despeje em uma vasilha funda as 300grs de farinha. Faça uma cova no centro, acrescente o sal e coloque os três ovos. Misture tudo com as mãos até dar liga. Sove até a massa que ficar homogenea cubra com plástico deixe descansar por trinta minutos.

Modo de preparo do recheio:
Coloque em um processador de alimentos a mussarella de búfala Balkis e acione algumas vezes até triturar bem. Coloque um fio de azeite extra- virgem, acione de novo e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo até dar consistência ao recheio. Reserve.
Modo de preparo do Sorrentino:
Retire a massa do plástico e corte em duas partes em uma mesa enfarinhada. Abra a massa com auxilio de um rolo ou de um cilindro de macarrão, deixando tiras bem finas. Faça o mesmo com a segunda parte.
Estenda sobre a mesa uma lamina de massa disponha o recheio em pequenas porções, depois de colocado na extensão da massa cobra com a outra tira com auxilio de um bastidor redondo (vazador). Corte os mesmos, separe e deixe reservados.
Para finalizar, cozinhe os sorrentinos em uma panela com quatro litros de água por sete minutos. Escorra a água e reserve.

Modo de Preparo do Molho de Pomodoro frescos:
Comece tirando as peles e as sementes dos tomates, pique em pedaços e reserve. Pique os dentes de alho em pedaços bem pequenos. Em uma panela coloque 50 ml de azeite extra virgem e doure o alho aos poucos. Refogue os tomates e finalize acrescentando a polpa de tomates e deixando ferver por dez minutos.
Coloque os sorrentinos em uma vasilha, alguns pedaços de mussarella de bufala Balkis e leve ao forno quente por dez minutos. Servir bem quente.


Polpeta de berinjela com Pingos de Leite Balkis do Paulo



Ingredientes:
600 gramas de berinjela descascada e cortada em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de alho picado
1 cebola bem picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes
1 colher de sopa de orégano
Pimenta calabresa seca (a gosto)
½ xícara de salsinha
½ xícara cebolinha
Manjericão e orégano fresco (se não tiver, use o seco)
Sal a gosto
½ xícara de farelo de soja
½ xícara de farinha de soja torrada
½ de farinha de trigo
1 embalagem de "Pingos de Leite Balkis"ou Mussarela Lanchinho Balkis (pode-se usar a Light)
Farinha de rosca (temperada com orégano, gergelim e sal) e farinha de trigo para empanar

Modo de Preparo:
Descascar a berinjela e deixá-la de molho em água e sal, por 1 hora.
Aquecer o óleo e fritar o alho e a cebola. Deixe refogar um pouco e acrescente o manjericão e o orégano fresco (2 folhinhas picadas),o tomate e refogue mais um pouco.
Acrescente a berinjela, mexa bem e depois coloque salsinha, cebolinha, pimenta se gostar, e um pouco de sal.
Leve esta massa ao processador para misturar tudo e virar uma massa.
Prove a massa e corrija o sal se necessário. Leve a massa de volta para a panela em fogo baixo, adicione as farinhas e o Farelo de Aveia. Mexa até ficar uma massa que dê para enrolar.
Desligue o fogo e espere Modele as Polpetas
Para modelar as polpetas unte as mãos com um pingo de óleo e faça bolinhas, fure com o dedo e coloque um queijinho "pingo de leite Balkis" ou a Mussarela lanchinho Blakis (pedaço) Modele para fechar e passe-as na farinha de trigo.
Frite em bastante óleo bem quente. Sirva quente. Pode ser congelada depois de frita.