quarta-feira, 11 de maio de 2011

Já votou?

A contagem regressiva para a votação começou! É só até dia 15 que você pode votar na Balkis para o prêmio melhores do ano da revista "Prazeres da Mesa" na categoria "Artesão da Gastronomia".
Eu já votei e você? Vim aqui,hoje, para lembrar que o link para a votação é este.
Não perca a chance de participar!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Boas Notícias!!!

A Balkis está concorrendo a premiação "melhores do ano" da revista Prazeres da Mesa! E olha que lindo: na categoria "Artesão da Gastronomia". É justo, não é não?
Claro que a notícia deixou todo mundo super feliz, afinal é uma revista séria, um prêmio sério e o reconhecimento de um trabalho sério (e gostoso!!).
Já é maravilhoso ter sido escolhido como participante. Mas dá aquela vontade de ganhar! Como a votação é feita pelos internautas você pode ajudar. E eu vim aqui prá pedir isso mesmo: a gente tem uma relação transparente e não tenho nenhum constrangimento de pedir que você participe e ajude a gente a ganhar e levar essa! Porque os produtos da Balkis são bons e merecem ganhar!
A votação se encerra no dia 15 de maio e vou falar disso aqui todos os dias até lá! Vamos que vamos!

O link para votar é

http://prazeresdamesa.uol.com.br/exibirMateria/4061/melhores-da-gastronomia-2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Compota de Ginja

Fazia tanto tempo que não me acontecia que já tinha até me esquecido: um vírus desses de virar o cidadão do avesso me pegou! Foram muitos dias de nada. Nada de comida, nada de cozinha, nada de nada. Só dormir, medir febre, beber água e ir para o dia seguinte que era igual...Que porre! Mas, felizmente, tudo muda o tempo todo. E saí dessa aí diretamente para a produção de um almoço para 100 pessoas. Do nada para as compras, das compras à produção e da produção ao serviço propriamente dito.
Foi uma lição de tolerância e humildade. Na cozinha, ninguém faz nada sozinho, não! Tive muita ajuda e foi sucesso. O pessoal fotografou e quando me mandarem as fotos, eu coloco pra vocês verem o tamanho da panela de feijão para 100 pessoas...
No meio disso tudo minha querida amiga, que estava viajando há muito tempo voltou e veio me visitar cheia das novidades. Foi conhecer parte da família que vive em uma pequena aldeia, lá em Portugal. Ela contou que muita gente tem um parente que vive em uma pequena aldeia. E que na hora de colher a uva para fazer o vinho, colher a azeitona para fazer o azeite, junto com a infinidade de pães doces e salgados que se faz, também em família, aqueles que foram embora para as cidades grandes voltam para compartilhar esse momento e trabalharem juntos! Ou seja, todo mundo sabe fazer o próprio vinho, azeite e pão! Achei incrível!


E ela me trouxe essa compota feita por uma das primas de lá. A família dela mora na Serra da Estrela de onde vem a flor do cardo que a Balkis usa para fazer o queijo Serra da Balkis. A fruta da compota se chama ginja e é muito semelhante a uma cereja, só que maior. E o sabor é levemente amargo, uma delícia e muito diferente de qualquer coisa. Comi com creme de cottage Balkis e, como estava trabalhando como louca, pedi para a turma aqui de casa não acabar com ela até que eu pudesse mostrar pra você. É lindo, não é?