sexta-feira, 3 de junho de 2011

Virada Sustentável

Engraçado. Meu último post partiu de uma conversa com o Paulo, produtor biodinâmico e no próximo final de semana vai acontecer aqui em São Paulo a "Virada Sustentável" como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. E a turma da cozinha vai participar com vários restaurantes que irão oferecer cardápios a preços especiais para que as pessoas possam experimentar daquilo que eles propõem...

É sempre legal de ver uma megalópole como São Paulo mobilizada em educar e propor exercícios de cidadania ocupando pontos bem distintos da cidade com atividades acessíveis à maioria da população.

Neste evento o destaque para a comida é óbvio mas, aquela enorme cadeia ligada à alimentação da qual falei no post passado, vai dar as caras por aqui. Quando o assunto é orgânicos falamos não só da saúde humana e do planeta, mas de muito mais sabor nos pratos. E isso é uma tendência mundial forte. Tanto é, que já ganhou fôlego para se apresentar em uma grande cidade brasileira em clima de festa.

Vai ter cinema, teatro, música, instalações, dança, palestras, programação infantil, oficinas, comilanças e um monte de outras coisas. Confira a programação em http/www.viradasuatentavel.com/site/ e aproveite para aumentar seu repertório de ingredientes e de sabores.

Parece que o frio vai estar presente na Virada Sustentável. Eu estou começando o meu final de semana com uma sopa de beterraba com cottage BAlkis em pasta linda de cor! Bom final de semana prá todo mundo!

domingo, 29 de maio de 2011

Alimentos biodinâmicos

Alimentação é um assunto muito extenso. Outro dia, conversando com um amigo que mudou de cozinha recentemente, falávamos disso: ao mudar de restaurante o cozinhar diário dele mudou completamente. É outra abordagem. Comer é aquela parte da vida que passa pela saúde, pela educação, pelos sentidos e pela arte, pelas crenças, pela geografia e pela história. Já pensou uma coisa dessas?


Meu amigo Paulo

Pois bem, tem gente que já pensou alguns aspectos desse assunto profundamente como José da Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação no Brasil”, por exemplo. É um livro incrível. Mas a situação mundial se complexificou desde os tempos do livro. Atualmente, conhecemos mais das outras culturas, os ingredientes circulam mais, tudo é mais. O Cascudo tinha uma premissa: “a existência humana decorre do binômio estômago e sexo, mas o estômago é incontestávelmente mais importante”. Considero uma premissa reducionista mas a verdade é que temos uma questão enorme: como alimentar bilhões de pessoas da melhor forma?

Quando fico em São Paulo nos finais de semana vou à feira de orgânicos que acontece dentro do Parque da Água Branca, zona oeste da cidade. A maior expressão da produção de orgânicos é a que vem da Fazenda Demétria localizada em Botucatu, interior do Estado de São Paulo. É um exemplo bem completo de uma visão de mundo que acaba no prato. Toda permeada pela antroposofia a educação, a arte e a agricultura biodinâmica movimentam a vida de centenas de pessoas que receberam a permissão da utilização da terra e implantaram ali um sistema completo de agricultura da qual sobrevivem. O agricultor biodinâmico é um pesquisador que aprende a participar e transmitir sua experiência a outros e faz de sua terra também uma escola para formação profissionalizante. Pessoas vindas de diferentes partes do mundo aportam lá em Botucatu para aprender. E é isso que o Paulo tem feito há dez anos. Conversando com ele ontem ouvi: “A gente já provou que pode viver de agricultura biodinâmica. Agora a nossa preocupação é em preservar a terra para as futuras gerações. O método já está implementado e funcional”. O Paulo e a turma lá de Botucatu estão partindo para mais um ciclo de permissão da utilização da terra para dar continuidade ao seu trabalho. A biodinâmica acolhe o princípio de que a agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos.
E nós, consumidores do final de uma longa cadeia, agradecemos e nos preocupamos que iniciativas como essas possam ter cada vez mais espaço garantido porque nem só de estômago e sexo vive a raça humana! Beleza e delícias são fundamentais. E eu juntei duas coisas muito boas e produzi um doce de limão cravo com os limões que comprei do Paulo e o queijo mascarpone que a Balkis fez!

Doce de limão cravo com queijo mascarpone da Balkis