quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Promoção Balkis


Está a todo vapor a promoção da Balkis e queria agradecer a todos que têm participado. Tem sido legal interagir e receber tantas sugestões vindas de todo o Brasil. É bom ver tanta diversidade traduzida em receitas com os produtos da Balkis e poder trocar idéias com os leitores. Algumas dúvidas tenho solucionado diretamente com os autores das receitas por email, mas parece que algumas pessoas estão encontrando dificuldade em se tornar seguidoras do blog. Também não domino muito bem algumas ferramentas internaúticas mas lembrem, para concorrer é preciso se tornar um seguidor do blog.
Pedi ajuda ao Sérgio, que é a fera das ferramentas e autor do design do blog para me ajudar com o passo a passo. Ele me socorreu para eu poder incluir todos aqueles que já me mandaram receitas e não se tornaram seguidores. Veja as orientações básicas do Sérgio e boa sorte!

Como se tornar seguidor do blog:
Na parte superior da coluna da direita do blog tem as fotinhos dos seguidores. Logo acima tem o botão "Seguir". Clique nele.
A caixa "Seguir Cozinha Queijos e Amigos" se abrirá. Caso você já use alguma conta do Google, twitter ou yahoo, basta clicar no ícone e seguir os passos.
Se você nem sabe o que é isso, calma: logo abaixo do quadro rosa tem o link "criar uma nova conta google". Clique nela e a caixa "Crie uma conta" se abrirá. Coloque um email que você usa normalmente e crie uma senha. Logo abaixo coloque o país onde está, a data de nascimento e digite umas letras que aparecerão em vermelho. Aí é só clicar em "Aceito. Criar minha conta".
Ainda não acabou, tem mais um passo: vai abrir um a caixa "Verifique sua conta". Escolha se quer receber seu código de confirmação por mensagem ou por chamada de voz. Digite o número de seu celular antecedido pelo DDD e confirme no botão abaixo.
É muito rápido. Você recebe o código na hora. Então, coloque o número que receber no espaço "código" e clique em "verificar". Finalmente abre a última janela onde você pode colocar, ou não, uma foto e clicar em "Seguir este blog". Pronto! Parece complicado mas não é. Estes passos todos são para aumentar a segurança do blog.

Vida de cozinheiro

Vida de cozinheiro é assim mesmo...Fiquei sem conseguir alimentar o blog por vários dias e senti saudades de fazer isto. Me desculpem, meus queridos leitores, foi porque estive envolvida com coquetéis para uma feira de negócios em um grande espaço em São Paulo. Mas, trouxe novidades desta experiência.

Já tinha trabalhado na Prazeres da Mesa mas, aí não vale, porque o ambiente é todo voltado para o assunto. Nunca tinha trabalhado em nenhuma dessas grandes feiras e não supunha o que seria. Imaginem uma equipe de cinco pessoas trabalhando para servir muita gente a partir de um espaço de sem nem uma pia! Entendi o uso da fila indiana também na cozinha. Foi divertido e saí com a certeza de estar pronta para trabalhar em qualquer situação. Tudo como manda o figurino, taças higienizadas, serviço clean, comidinha bem feita e bem apresentada saindo de um cubículo...


Naquele micro espaço só deu para fotografar o espetinho caprese (tomatinho cereja, manjericão e mussarella Pingo de Leite Balkis) antes de ser arrumada na bandeja mas,também tinha pasta de queijo com Pasta de Ricota Balkis e guacamole. Para mim, ficou a lição de que meu deus na cozinha se chama mesmo"mis en place", para quem passo a acender vela e incenso todos os dias.



Para quem não sabe, mis en place é um termo na cozinha profissional que literalmente significa "colocar no lugar". É claro que já cheguei lá com tudo pronto porque fiz um prepreparo legal. Mas se não fosse o deus acima mencionado...Claro que sem doses maciças de bom humor, bons ingredientes e a parceria com profissionais experientes não teria sido possível.

Como na música do Gilberto Gil, "um dia chanceler, um dia sem comer"...Vida de cozinheiro é assim mesmo: dias com, dias sem pia, dias de muito espaço e cozinhas maravilhosas, dias de corredor e fila indiana: uma aventura permanente para agradar pessoas com delícias!