quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Flor de orégano



 Olha o presente que ganhei na linda luz de verão do final de tarde...Não conhecia a flor do orégano e prá melhor dizer nem sabia que dava flor. E essa aí veio se apresentar na floreira da minha cozinha, plantada pela minha filha Marcela e cuidada por nós todos. Não é uma delicadeza? E superaromática!


Me inspirei, e fui até o supermercado comprar um queijo lunarella, uns tomatinhos e um pão saboroso prá comemorar a primeira florada de orégano que vi na vida. Reguei tudo com um fio de um azeite incrível (presente de Natal da Telma), e mais um pouquinho de sal azul do Irã ralado por cima (presente da Talita)com uns pistaches crocantes. Sucesso, delícia!
Se você não conhecia a formosura, taí, agora já sabe como é. E que é fresca e cheirosa.
                                                

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Esfiha e generosidade

Já fez os planos prá 2012? Agora que a comilança começa a declinar comecei, de novo, a pensar em cozinhar.
Pois eu quero começar o ano contando a história que me aconteceu hoje, meu primeiro dia de trabalho.
Vou fazer um evento no próximo sábado e a Júlia, que vai cuidar da decoração, não podia ir às compras, então me aventurei na loja de tecidos. Não entendo nada de alturas e larguras duplas, mas fui tentar.
A correria começou logo no primeiro dia do ano, então, às 17h ainda não tinha almoçado e estava com fome! Parei o carro em frente ao Mercado Municipal (raridade que nunca tinha acontecido antes na vida) e, ao atravessar a rua, me deparei com um empório árabe novo. Resolvi comer uma esfiha, que estava ótima e, quando fui pagar, não tinha dinheiro nenhum e eles não aceitavam cartão nenhum... fui correndo até o banco ao lado mas já estava fechado... meu talão de cheques foi vítima de um óleo que virou dentro da bolsa e estava inaceitável. A confusão estava armada: já tinha comido e não tinha como pagar.
E aí veio o melhor início de ano: o dono me disse: 'quero que você se torne minha cliente. Não tem problema, da próxima vez que vier por aqui, volte e me pague. E se gostou, pode comer de novo!'.
Quem mora na selva de pedra sabe bem o que isso significa: bons ventos chegando com o ano novo. Além de comida gostosa, mais solidariedade e confiança.
Adorei. Claro que nesta semana mesmo vou voltar, pagar e comer mais. E fazer a  foto prá colocar aqui. E ainda me inspirei: esfiha de ricota com massa folhada. Vou fazer com ricota Balkis e passar a receita. Da generosidade do dono não consigo a receita, mas fica o registro. Bom ano para todos nós!