terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vida louca!

Hoje pela manhã fui correndo à feira na rua aqui de casa e olha o que encontrei: chama-se caxí e o interessante é que o feirante vende o produto junto com a receita porque ninguém conhece. Você já tinha visto?
Junto com o caxi, que claro, imediatamente coloquei na minha sacola para experimentar – depois eu conto como ficou –, comprei alcachofras lindas. Agora elas começam a aparecer e setembro (amanhã), é o auge da temporada. Adoro ingredientes em seus tempos: são cheios de vitalidade e, no caso da alcachofra, lindas.
Muita gente conhece as alcachofras apenas no vidro ou na lata, o fundo ou o coração, e não sabe que se trata de uma inflorescência que, quando floresce apresenta uma flor em tom púrpura que é um escândalo de beleza. Como agora ela começa a aparecer, mais duas ou três semanas e eu compro na feira de flores do Ceasa de São Paulo uma flor de alcachofra e posto aqui para quem não conhece.
A provável origem da alcachofra é mediterrânea e durante muito tempo era considerada uma hortaliça rara, mas hoje em dia, para a nossa sorte, é muito cultivada e difundida. Apesar disso, vejo que nem sempre ela é conhecida e acho uma pena, pois se presta a preparações incríveis com seu sabor suave.
Olha aí a alcachofra com quínua e queijo Balkis que fiz hoje no almoço e me lambuzei. A foto não ficou lá essas coisas (o Sérgio me disse que foto de celular de perto não presta, mas é tão prática). Na minha próxima alcachofra com esta receita fotografo com mais pixels. E troco a foto!

Tenho um jeito lúdico de comer alcachofras: preciso de um prato limpo e redondo e cada pétala que desfolho vou refazendo da beirada para dentro uma linda mandala. Por isso não gosto muito de pressa quando se trata delas! Esta receita já coloquei lá no site da Balkis http://www.balkis.com.br/. E você, tem uma receita de alcachofras?

11 comentários:

Unknown disse...

Alcachofra traz um sabor todo especial às minhas lembranças: mini alcachofra refogada com tomate; alcachofra só com alho e óleo; alcachofra só cozida; alcachofra grande recheada com miolo de pão, talo da alcachofra, azeitona, tomate e nem lembro mais o que!
Para se ter uma idéia do significado de uma alcachofra na minha família: meu pai me levou alcachofras na maternidade quando nasceu minha primeira filha!!

Renata Bessa disse...

Marcinha, amei a receita da alcachofra! E o blog então...muitoo legal! Adorei! Parabéns! Ta com um visual moderno e intimista!! Amei Amei Amei!!Sou sua primeira seguidora...rs vc viu?!
Fiquei lisonjeada ao ver o blog do Chapatti nas suas indicações...rsrs!! Ameiiiiiii
beijos beijos beijos

Tadeu disse...

Já que o tema é queijo e você requisitou pedidos de receitas, aí vai:
Eu gostaria de uma receita de Cheesecake light!
Parabens pelo blog!

CAROLVELHO disse...

Ai que delícia.....vontade de comer!! Adorei esta receita!!
Beijos

Unknown disse...

Olá Má,
Para variar você só faz coisas boas. Adorei o blog e tenho certeza que vai 'bombar'. A receita parece deliciosa. Vou fazer com a Juscelia e depois nos te contamos. Beijos Cris (Kika)

Anônimo disse...

Fernando Guiao

Marcia, alachofra me remete ao meu falecido pai. Ele as preparava com todo o carinho do mundo e toda a familia reunia-se ao redor da mesa, desfolhando pétala a pétala como em um ritual. Exatamente como voce descreveu acima... Boas lembranças... Com certeza irei prepará-la. para relembrar aqueles maravilhosos momentos.

Sucesso

Fernando

Anônimo disse...

Desculpe-me erro de digitação, alachofra não, alcachofra.

Fernando

marcia micheli disse...

Pessoal,

Desculpem-me! Não consegui responder individualmente como gostaria. Por algum motivo os aplicativos desse post não me dão esta opção.
Obrigada pelos votos de sucesso: vamos construí-lo juntos!
Juçara e Fernando, eu acredito que memórias afetivas ligadas ao alimento estão prontas para nos alimentar de novo e sempre! Aproveitem TUDO o que as alcachofras tem pra vocês...
Tadeu, um cheesecake light pode ser feito substituindo-se o cream cheese pela ricota. Esta é uma das receitas que vai entrar no site da Balkis na semana que vem. Me conte depois o que achou.
E bom feriado para todos.
Márcia

mg disse...

Marcia, adorei a receita também, mas demorei um pouquinho pra encontrar no site da balkis. E se você colocasse o link que vai direto pra receita?

marcia micheli disse...

Grande Marcelo!

Esta é a visão de quem tem muita prática e sucesso! Na cozinha e na net! Obrigada pela dica que vou incorporar.

Anônimo disse...

Quer uma dica de uma forma de presentiar um amigo ou amiga?
Dê uma "Serra Da Balkis" ele esta na categoria do 3B.Bom,Bonito e Barato