Você sabia que a berinjela é um fruto originário da Índia? É isso ai, cheio de sementes dentro e chegou ao ocidente através dos árabes da península ibérica que têm, até hoje, um caso de amor com ela. Em Istambul os mercados estão lotados de berinjelas secas e vazias para rechear pendurada junto com pimentões na mesma apresentação, para o mesmo fim!
Tem gente que resiste a ela por causa da picância característica. Com especiarias ou sem elas, a berinjela está totalmente adaptada ás Américas, para nossa sorte. Os Italianos juntaram os tomates e nós brasileiros, permeáveis culturalmente que somos, ficamos com todas as influências! Oba!
Fiz com queijo mussarela Balkis ralada no ralo grosso. Olha a receita:
1 berinjela grande
2 tomates
400 gramas de molho de tomates (veja o modo de preparo do molho de tomates clicando aqui)
3 ramos de alecrim
azeite de oliva
sal (a gosto)
Modo de preparo:
Higienize todos os ingredientes.
Corte a berinjela em fatias finas e salgue-as. Deixe-as com sal por 30 minutos.
Corte rodelas de tomate e reserve.
Rale 400 gramas de queijo mussarela Balkis no ralo grosso. Reserve.
Forre um refratário com um pouco de molho de tomate no fundo.Reserve um galho de alecrim para decoração.
Escorra bem as berinjelas e frite-as junto com os ramos de alecrim e um fio de azeite dos dois lados em uma frigideira antiaderente.
Conforme frita as berinjelas, acomode-as no refratário da seguinte maneira: molho de tomate, berinjela, queijo mussarela Balkis, até terminar com as fatias de tomate, sal e azeite por cima deles, e por fim, queijo mussarela Balkis.
Leve ao forno para que a mussarela derreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário