quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Queijo Serra da Balkis - Presente de Natal


Esta é a novidade para fechar o ano: a Balkis desenvolveu o queijo Serra da Balkis. Ele foi inspirado no Serra da Estrela, famoso queijo portugues produzido na região da serra que dá o nome ao queijo. Ele é feito a partir do leite de ovelhas da raça bordadeira, de um coalho vegetal - a flor do cardo, planta característica da mesma região - e o sal do rio Fiqueira da Foz. Tudo isso junto é responsável pelo sabor picante e a consistência cremosa do Serra da Estrela. A primeira vez que experimentei dele não acreditava no creme que o queijo fechado guardava dentro dele. A peça foi aberta pela tampa e as colheres iam retirando bocados de sabor e cremosidade de lá de dentro! A última vez que fui atrás de uma peça do Serra da Estrela a importadora tinha suspendido as importações porque o preço final era muito alto e a saida, pouca.

Agora, a Balkis se empenhou muito e produziu artesanalmente o Serra da Balkis: ele é feito a partir de leite de vaca e coagulante vegetal. E ficou incrível. A embalagem ficou linda e o sabor e consistência estão ótimos. Recebi uma peça para teste e a receita de cogumelos recheados segue abaixo, junto com a receita de frango recheado do chef Bruno Stippe.

Mas vou dizer que não precisa receita alguma. A grande receita desta vez é o próprio queijo Serra da Balkis, um bom vinho, várias colheres e seus queridos comemorando em grande estilo o natal e o final do ano. Espero que vocês descansem, se divirtam, tenham um ano pleno de experiências que possam trazer consciência, desenvolvimento pessoal e alegria. Não gosto de ficar falando muito porque parece que estou usando este espaço para fazer propaganda. Mas não sou disso, não. Apenas recomendo que você experimente. Com certeza a Balkis deu para todos nós um presente super saboroso no final do ano! Aí estão as receitas, mas lembre-se, não precisa delas não! Pode cair de boca e colher! E bom natal para todos!


Peito de frango recheado com legumes e queijo Serra da Balkis por Bruno Stippe



Ingredientes
2 peitos de frango
½ xícara de queijo Serra da Balkis
½ xícara de legumes pré-cozidos picados em cubos bem pequenos (vagem, cenoura, batata, cogumelos)
sal e pimenta do reino a gosto
2 fatias de bacon
1 colher de manteiga
1 xícara de molho branco
1 dose de vinho branco seco
1 ramo de alecrim
½ cebola pequena ralada

Modo de Preparo
Abrir uma “bolsa” dentro de cada peito de frango, temperar com sal e pimenta do reino. Misturar os legumes com o queijo, rechear os peitos com a mistura de legumes. Aquecer em uma frigideira a manteiga e dourar a cebola juntamente com as fatias de bacon. Juntar os peitos de frango para dourar de ambos os lados; juntar o vinho e refogar até evaporar o álcool. Juntar o molho branco até que aqueça bem e fique bem refogado; colocar os filés em um refratário pequeno e cobrir com as fatias de bacon e com o molho. Levar ao forno por alguns minutos para finalizar o cozimento do frango. Servir imediatamente.


Cogumelos Portobello recheado com Queijo Serra da Balkis por Márcia Micheli


Ingredientes
4 cogumelos grandes tipo portobello
Fatias de queijo Serra da Balkis
1 colher de chá de manteiga
2 gotas pimenta tabasco
Azeite extra virgem (quanto baste)
Sal (q b)

Modo de Preparo
Limpe os cogumelos com papel toalha umidecido em água. Retire a base dos cogumelos. Com uma faca de legumes, cave os cogumelos e retire a polpa deles. Fatie finamente a base e o recheio dos cogumelos.
Coloque azeite em uma frigideira e salteie rapidamente o recheio e base dos cogumelos. Salgue e coloque 2 gotas de pimenta tabasco.
Passe sal no interior dos cogumelos. Coloque o queijo Serra da Balkis no fundo dos cogumelos e sobre eles o cogumelos salteado.
Unte a parte inferior dos cogumelos com manteiga ou azeite e coloque os cogumelos recheados em papillotes de papel de alumínio bem fechados. Leve ao forno a 180 graus por 15 minutos e sirva quente.

3 comentários:

Kitanda Brasil - Quitandas e Quitutes disse...

Uau.....Quero provar!!!!!

super beijo e que em 2011 você continue nos presenteando com essas receitas deliciosas.

Tanea Romão

marcia micheli disse...

Tanea querida,

Adoro ter você na minha cozinha experimentando minhas invenções!!!
Que em 2011 você continue fazendo delícias para nós lá naquele lugar delicioso que é o seu 'Kitanda Brasil",Gonçalves, MG!!!

Carlos.M disse...

Simplesmente ridículo... e ilegal!
Queijo de leite de vaca... Serra da Estrela???

Ah e... rio Fi(q)eira da Foz?
Não será talvez CIDADE da Fi(g)ueira da Foz? E... FOZ por ser aí a foz do Rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela a tal onde se produz o queijo de leite de ovelha chamado Queijo da Serra, nome protegido pela lei internacional através de uma DOP - Designação de Origem Protegida, o que faz de qualquer queijo produzido em qualquer outro lugar e que use esse nome uma contrafacção ou... falsificação?

Ah... mas ia esquecendo... é esse Brasil brasileiro onde entre a mentira e a felicidade, a felicidade está primeiro...