quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Receitas do Gerson, da Marisa e do Paulo

Não gosto de carregar pendências, mas não vou mais esperar. O Paulo, o Gerson e a Marisa que foram premiados no concurso Balkis não me enviaram as fotos de suas receitas. É uma pena, porque fica pobre publicar uma receita premiada sem mostrar onde o leitor deverá chegar se resolver se aventurar em produzir qualquer uma delas.

O Gerson mandou uma receita de macarrão caseiro, a Marisa um rocambole com massa de pastel de pizza e o Paulo uma polpeta de berinjela.

A massa do Gerson é um sorrentino que, para quem não sabe, tem o formato de uma empadinha ao contrário (aí é que a foto faz muita falta!). Ele recheou com mussarela de búfala Balkis.

O rocambole da Marisa também tem recheio de mussarela de búfala Balkis e a polpeta do Paulo utiliza pingo de leite Balkis.

Fiquei tão chateada que não achei graça nenhuma em comentar as receitas e todos nós perdemos. Pensei que apesar deles não terem enviado as fotos logo o fariam quando recebessem os Kits Balkis em suas casas. Deixei as receitas deles para o final na esperança que me enviassem as fotos... Chegou o final, mas não as fotos.

O Gerson levou o premio por apresentar uma receita de massa fresca. Todo mundo que gosta de cozinhar ia adorar um dia fazer seu próprio macarrão, se já não o faz!

A Marisa trouxe uma receita muito fácil e é sempre bom ter uma preparação boa e simples de plantão para emergências.

E o Paulo propos uma receita vegetariana de polpeta de berinjela que parece interessante.

Bem, aí estão as receitas:

Rocambole da Marisa

Ingredientes:
- uma massa de pastel de feira
- 200 gramas de tomate seco
- 300 grams de queijo mussarela de bufala Balkis
- folhas de manjericão
- 1 ovo

Modo de preparo:
Colocar em uma vasilha, os tomates secos picados, a mussarela de bufala BAlkis picada e as folhas de manjericão como em uma salada. Abrir a metade da masa de pastel, distribuir a mistura e enrolas como um rocambole. passar gema de ovo e levar para assar em forno quente por vinte minutos.
Cortar em rodelas e servir com slada de folhas

Sorrentino de Mozzarella de Búfala ao Molho de Pomodoro frescos do Gerson

Ingredientes massa:
300 gramas de farinha de trigo
3 ovos inteiros
Sal uma colher de café

Ingredientes recheio:
400 gramas de mussarella de búfala Balkis
2 colheres de farinha de trigo
Fio de azeite extra virgem

Ingredientes Molho:
8 tomates frescos maduros
1 maço de manjericão fresco
2 dentes de alho
50ml de azeite extra virgem
um copo de polpa de tomate
Pedaços de mussarella de búfala Balkis

Modo de preparo Massa:
Despeje em uma vasilha funda as 300grs de farinha. Faça uma cova no centro, acrescente o sal e coloque os três ovos. Misture tudo com as mãos até dar liga. Sove até a massa que ficar homogenea cubra com plástico deixe descansar por trinta minutos.

Modo de preparo do recheio:
Coloque em um processador de alimentos a mussarella de búfala Balkis e acione algumas vezes até triturar bem. Coloque um fio de azeite extra- virgem, acione de novo e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo até dar consistência ao recheio. Reserve.
Modo de preparo do Sorrentino:
Retire a massa do plástico e corte em duas partes em uma mesa enfarinhada. Abra a massa com auxilio de um rolo ou de um cilindro de macarrão, deixando tiras bem finas. Faça o mesmo com a segunda parte.
Estenda sobre a mesa uma lamina de massa disponha o recheio em pequenas porções, depois de colocado na extensão da massa cobra com a outra tira com auxilio de um bastidor redondo (vazador). Corte os mesmos, separe e deixe reservados.
Para finalizar, cozinhe os sorrentinos em uma panela com quatro litros de água por sete minutos. Escorra a água e reserve.

Modo de Preparo do Molho de Pomodoro frescos:
Comece tirando as peles e as sementes dos tomates, pique em pedaços e reserve. Pique os dentes de alho em pedaços bem pequenos. Em uma panela coloque 50 ml de azeite extra virgem e doure o alho aos poucos. Refogue os tomates e finalize acrescentando a polpa de tomates e deixando ferver por dez minutos.
Coloque os sorrentinos em uma vasilha, alguns pedaços de mussarella de bufala Balkis e leve ao forno quente por dez minutos. Servir bem quente.


Polpeta de berinjela com Pingos de Leite Balkis do Paulo



Ingredientes:
600 gramas de berinjela descascada e cortada em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de alho picado
1 cebola bem picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes
1 colher de sopa de orégano
Pimenta calabresa seca (a gosto)
½ xícara de salsinha
½ xícara cebolinha
Manjericão e orégano fresco (se não tiver, use o seco)
Sal a gosto
½ xícara de farelo de soja
½ xícara de farinha de soja torrada
½ de farinha de trigo
1 embalagem de "Pingos de Leite Balkis"ou Mussarela Lanchinho Balkis (pode-se usar a Light)
Farinha de rosca (temperada com orégano, gergelim e sal) e farinha de trigo para empanar

Modo de Preparo:
Descascar a berinjela e deixá-la de molho em água e sal, por 1 hora.
Aquecer o óleo e fritar o alho e a cebola. Deixe refogar um pouco e acrescente o manjericão e o orégano fresco (2 folhinhas picadas),o tomate e refogue mais um pouco.
Acrescente a berinjela, mexa bem e depois coloque salsinha, cebolinha, pimenta se gostar, e um pouco de sal.
Leve esta massa ao processador para misturar tudo e virar uma massa.
Prove a massa e corrija o sal se necessário. Leve a massa de volta para a panela em fogo baixo, adicione as farinhas e o Farelo de Aveia. Mexa até ficar uma massa que dê para enrolar.
Desligue o fogo e espere Modele as Polpetas
Para modelar as polpetas unte as mãos com um pingo de óleo e faça bolinhas, fure com o dedo e coloque um queijinho "pingo de leite Balkis" ou a Mussarela lanchinho Blakis (pedaço) Modele para fechar e passe-as na farinha de trigo.
Frite em bastante óleo bem quente. Sirva quente. Pode ser congelada depois de frita.

Nenhum comentário: