quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gastronomia Premiada

Faz tempo que estou dizendo aqui que o futuro da gastronomia é o Brasil. Eu não, todo mundo. Chefs renomados, em diferentes oportunidades, não se cansam de apontar que o Brasil está cheio de grandes possibilidades, grandes talentos, ingredientes surpreendentes etc, etc, etc.
Pois vai daí que o chef brasileiro Alex Atala recebeu o reconhecimento internacional para o D.O.M., considerado o sétimo melhor restaurante do mundo.
A promotora do evento que classificou restaurantes é a revista britânica "Restaurant". Foram mais de 800 jurados ligados à gastronomia em várias partes do mundo.
Super parabéns para o Alex Atala e seu trabalho. Porém, a coisa não para aí. Os que não esperavam por isso podem se espantar, mas outros dois brasileiros fazem parte do ranking dos melhores restaurantes do mundo em 2011: na 59º posição está o Fasano, do Rogério Fasano e, na 74ª está o Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo.
É a tendência se concretizando. Eu acho que é só o começo. E é importante lembrar que estamos construindo um futuro gastronômico que vem atrelado as nossas raízes. É dela que tiramos elementos para voar e fazer a gastronomia acontecer. E nossas raízes são grandes e muitas. E também entram nos preparos e produções alimentares... A árvore é frondosa com galhos imensos e diferentes, cada um para um lado...Acaba que é muita diversidade e isso é incrível! E essa premiação é motivo de festa, sim! Eles poderiam comemorar a premiação fazendo cardápios a preços especiais para que mais pessoas pudessem conhecer o que é gastronomia premiada! Não é uma boa maneira de dividir o prêmio? Incluir e construir apreciação para tudo isso.
E veio junto com a páscoa, que é símbolo de renascimento. Uma sugestão de presente para o almoço de páscoa: Serra da Balkis, que é um queijo nacional na linha dessa tendência gastronômica. Vinho, queijo, chocolate e boa páscoa para todos.

2 comentários:

sergio gonza disse...

Márcia, adorei sua proposta para os chefs premiados, de "repartir" um pouco a premiação com a gente. Afinal de contas, acho que eles, como todos os artistas, também querem ter o trabalho reconhecido pelo maior número de pessoas. Provado e aprovado!
Beijos e boa páscoa!

William disse...

Marcia , tbém gostei da sua opnião sobre as premiações Brasileiras.
conheço de ouvir falar de Alex e tbém da Helena, tenho uma receita de calda de sorvete dada por ela em um famoso programa de tv ,que quando faço faz susseso. parabéns pra eles parabéns pra nós. E pra vÇ um ABRAÇÂO
apertadão.
Luciana.