segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Chá em Flor


Final de tarde muito frio em São Paulo, hoje. Fui fazer um chá para me esquentar e encontrei dentro de uma caixinha, lá no fundo do meu armário, uma preciosidade. Um chá verde, perfumadíssimo e super saboroso. Foi em 2008 que descobri dele em uma loja de chá em Paris que é uma verdadeira loucura. Prateleiras maravilhosas, do chão ao teto, lotadas de caixas enormes de chá provenientes do mundo todo, que, ao serem abertas, quase te arremessam longe tamanho aroma que sai de dentro delas...
Da primeira vez que fui lá, quase pirei. Lembro que pedi um pouquinho deste, um pouquinho daquele (são vendidos por quilo), e de pouquinho em pouquinho quase caí prá trás na hora de pagar...  Declinei de vários pouquinhos, mas saí feliz assim mesmo.
Uma das maravilhas é esse chá verde que você tá vendo aí. Seco, é uma bolinha bem sem graça. Quando se coloca água quente nele, essa linda flor aparece liberando todo o aroma...  É lindo!
Comi com bolo e pasta de ricota Balkis. Delícia! Pena que não fotografei a bolinha fechada. Mas vou ficar devendo.
Você pode procurar dele para comprar na Loja do Chá, aqui em São Paulo, no Shopping Iguatemi. Ou, se for viajar e gostar de chá, leve o endereço: Mariage Frères, 30, rue du Bourg Tibourg.

2 comentários:

José Tadeu Arantes disse...

No filme Maria Antonieta, da Sofia Coppola, aparece uma bolinha desse chá abrindo na chícara de porcelana. É um dos grandes momentos visuais desse filme, que os franceses odiaram (porque a Sofia, uma ítalo-americana, exalta a rainha austríaca, cuja cabeça eles cortaram), mas que vale a pena ver de novo.

marcia micheli disse...

Pois é! Cabeças rolaram, mas os chás permanecem. Ou seja: faz tempo que os chineses estão fazendo bolinhas de chá que florescem...e o filme é lindo.