domingo, 13 de novembro de 2011

Tâmara com mascarpone


Por detrás deste blog, há gente muito bacana, que tem bastante paciência comigo e minha ignorância internáutica...Pois foi para eles que fiz esta foto, quando estava passeando pelas ruas de Istambul e deparei com deliciosas tâmaras secas. Um dia contei para a Bruna e o Vitor sobre as tâmaras israelenses que havia encontrado no Mercado Municipal de São Paulo: caras, porém muito gostosas. A expressão de interrogação deles acordou em mim a consciência de que a intimidade com qualquer assunto pode nos tornar pretensamente esnobes...eles não sabiam o que era tâmara, assim como eu não consigo usar muitas das ferramentas deste blog, apesar de eles me ensinarem sempre, com muito humor e paciência...

Naturais de regiões desérticas, as tamareiras são palmeiras praticamente veneradas. Nunca comi uma fresca, mas tem a lenda de que  um beduíno resiste três dias, andando no deserto, com uma única tâmara: no primeiro dia, ele come a pele; no segundo, o fruto; e, no terceiro, o caroço”... O caroço deve ser difícil, mas a verdade é que ela é mesmo supercalórica  e de digestão lenta, por causa da complexidade dos açúcares que possui. E que a tornam deliciosa.
Lá, em Istambul, havia tâmaras iranianas, israelenses e egípcias. Eram deliciosas, enormes e baratas...
E, hoje, na minha feira de rua, aqui mesmo em São Paulo, comprei delas e comi com nozes, mel de uva e queijo mascarpone de sobremesa. Delícia!

5 comentários:

JuChica disse...

Parece ser uma delícia mesmo, comprei mascarpone e gostaria de pedir alguma receita (salgada edoce) que seja facil de fazer. Estou com o mascarpone aqui e não sei o que fazer rsrsrs provei com torrada é uma verdadeira delicia. Obrigada!!

marcia micheli disse...

Oi!!
Dá uma olhadinha lá no site www.balkis.com.br, em receitas vegetarianas. Lá tem várias sugestões de uso para essa delícia, doces e salgadas. A última é uma pure de mandioca com queijo mascarpone que fica muito bom...depois me conta!!

Bia disse...

Acho que o blog vai muito bem mesmo sem as ferramentas adicionais!
Criatividade, bons ingredientes e simplicidade e pronto: uma sobremesa maravilhosa!!! bjs

JuChica disse...

OObrigada Marcia Micheli, vou dar uma olhadinha sim!!Parabéns pelo blog!!

marcia micheli disse...

Obrigada, pessoal!
bjs