quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Depois da quarta feira de cinzas


Me deixei ficar na quarta feira de cinzas...estou na praia até domingo. Meu marido tirou dois dias de férias, e eu, também. Resolvemos ficar. O dia foi lindo, com mar azul e as estradas bem calmas...Vim carregada de ingredientes porque fazer compras no carnaval, na praia, ia ser ruim.
 Mas, sempre esqueço que ‘meu querido amigo Afonsinho’, como diria Gilberto Gil, come como uma criança pequena: muitos desgostos alimentares. Ele acaba comendo o que eu faço e, até mesmo, às vezes, gostando. Então resolvi fazer em especial prá ele. Na quarta de cinzas me despojei de temperos e fiz um purezinho de mandioquinha cozido só com alecrim, alho porró, salsão e salsinha. Amassei com pasta de queijo tipo cottage Balkis e cobri com espinafre na manteiga e limão e berinjela grelhadinha. Sempre gostei dos sabores fiéis a coisa que está em questão, mas a gente tende a complicar: cabeça de cozinheiro curte experimentar. Essa experiência foi ótima. Ele gostou e eu também. Lembrei como é que se apresentam ervas para crianças e que delícia é quando elas apreciam.
Depois de tudo pronto ainda falei com minha filha mais nova que me contou que lá na Colômbia, no vilarejo em que ela está todas as pessoas desenham uma cruz com cinzas na testa por conta do início da quaresma. Com comidas especiais. E prá mim, foi especial purê de mandioquinha bem simples. Até que a páscoa chegue com suas necessidades...

2 comentários:

Afonso Junqueira disse...

Fica aqui o depoimento deste afortunado cidadão, agraciado pelo privilégio de saborear alguns dos pratos da Marcia. Meu paladar tem ficado mais e mais requintado após cada experiencia gastronomica. O talento em transformar ingredientes pouco nobres em sabores inesquecíveis é impressionante. A alquimia com os temperos para que alcancem o sabor exato esperado é acompanhada por dedicação e sensibilidade únicas. Agradeço pela dádiva de desfrutar de algumas produções dessa maga que é a Marcia.

marcia micheli disse...

Sin salabin sabin bin bin! Não sabia dos meus poderes mágicos! Vou usar da minha varinha de condão prá vocÊ poder começar a apreciar frutas, em geral! BEijos!