domingo, 11 de março de 2012

Pacova ou banana da terra


O calor deu uma trégua, ufa! Estava demais! Que eu me lembre, um verão como este, só na minha infância...
 Eu  estava querendo comer só coisa fria. E hoje, ao acordar, meus sentidos me pediram um café da manhã sem trigo e quente. Aí está: banana da terra frita no guee (manteiga clarificada), levemente caramelada em seu próprio açúcar e queijo minas frescal Balkis.
Cãmara Cascudo, no seu "História da Alimentação no Brasil", conta que a banana da terra é a única que realmente é brasileira, por isso o nome. O nome indígena dela é pacova e todas as outras são de origem asiática, mas nos chegaram pela África. Estão de tal forma adaptadas que achamos que sempre existiram por aqui. Pensei na Bahia onde se come banana com cuscus de milho com queijo, mandioca e inhame cozidos no café da manhã . E descobri porque a Bahia não tem padaria...Pensou o que seriam de todas as padocas se os paulistanos abolissem o pãozinho do café da manhã? A padaria é a praia do paulistano, mas experimente de vez em quando africanizar o seu café da manhã. As padarias vão sobreviver e você vai descobrir sabores antigos, mas sempre atuais. Bom domingo!

Nenhum comentário: