domingo, 8 de setembro de 2013

Sempre é dia de pão de queijo



Acho que existem tantas receitas de pão de queijo quanto admiradores dele. Outro dia uma amiga me escreveu, da França, querendo uma receita. Passei uma das que tinha e ela me mandou a foto depois: pão de queijo feito com queijo gruyere que virou um bolo de pão de queijo esparramado pela assadeira toda, bem dourado e, segundo ela, uma delícia…esqueci de dizer que não precisava óleo, em se tratando de queijo com tanta gordura).
A Neide Rigo sustenta que a "verdadeira" receita de pão de queijo depende muito de você ser versado em "mineires" e saber interpretar com exatidão o significado de um prato cheio, ovo até que dê o ponto e outras inexatidões super exatas para alguns. Acho que esse é só um ponto de vista, em um assunto que abarca infinitos dele: depende do queijo, do polvilho,  do tamanho do ovo, da mão de quem faz, da temperatura do forno, vixe! 
Bom, minha questão é que eu queria fazer um pão de queijo daqueles que ficam ligados por dentro, sabe? Quando quentes são quase um creme e não ficam do tipo aerados (que também são muito bons). Vi uma foto de um que parecia ser do tipo. Dizia que o segredo era usar só polvilho doce. Pois bem, fui tentar. 
É domingo. Os supermercados são cheios e os mercados municipais estão fechados. Fui na padaria da esquina e pedi para me venderem um pouquinho daquele que eles tem lá dentro para o pão de queijo do balcão, mas avisei que queria só do doce. Veio pesado no saquinho fechado. Saí feliz e, em casa, já estava todo o resto, separado, queijo minas padrão Balkis etc, etc. Só que, quando abri o saquinho, não era polvilho doce, não. Era do azedo…paciência, pensei. Pão de queijo é sempre bom e a outra tentativa vai ter que ficar para outro dia por que deu pão de queijo aerado, e dos bons.

Vai aí a receita se você quiser experimentar dele neste domingo ensolarado para o lanche da tarde e alegria de todo mundo.
E se alguém souber uma receita do tipo ligado, me avisa, por favor!

Pão de queijo
300 gramas de polvilho azedo
2 ovos
2 colheres (chá) de sal 
1 xícara de leite
1/4 de xícara de óleo
250 gramas de queijo minas curado

Ferva o óleo com o leite e misture no polvilho com o sal, os ovos e o leite. Faça bolinhas e asse em forno bem quente e pré aquecido  (280 graus)

Nenhum comentário: