domingo, 8 de dezembro de 2013

Flores no prato, alegria na alma


A semana passou, para mim, com trabalho das 6 da manhã até altas horas da noite, todos os dias. "Tempo, tempo, tempo, tempo...és um dos deusas mais lindos", como diria Caetano Veloso, poética e lindamente. Porque em meio à correria dos deslocamentos em uma cidade inviável, percebi o quanto eu gosto de cozinhar. Não para fazer a alegria da festa, que esse ó o resultado final e, claro, está implícito. Mas eu gosto mesmo é do meio do processo: de ver a cor da água do cozimento da beterraba em suas várias etapas, ou a cor da couve cortada junto com a farinha de Uarini que vai ser servida de entrada; de fazer minibolinhos de abobrinha com ricota e ervas que as crianças vão comer todos sem poder desenvolver nenhuma resistência à abobrinha (em meio a animação da festa se esquecem de perguntar do que é o tal bolinho e mergulham no puro gostar ou não), da cor das frutas lindamente cortadas e prontas para rechear as casquinhas de sorvete e surpreender crianças e adultos - idéia do Marcelo que eu mesma não coloquei fé, confesso -, e que foi um sucesso. E tantas outras belezas que pude desfrutar na semana que passou. Concluí que me considero uma pessoa de sorte porque tudo com que estou envolvida, gosto de estar fazendo, enquanto faço. E é por isso que entre um deslocamento e outro o tempo é generoso e se expande muito para o desfrute.Um dos deuses mais lindos! Na quinta-feira, na hora do almoço dos trabalhadores, fiz essa beleza da foto. Tinha umas flores de abóbora na minha geladeira que são muito perecíveis e estragariam se eu pudesse olhar para elas só no domingo...carregando o carro para a cozinha do evento de sexta, pensei no almoço e coloquei-as no cooler junto com todo o resto. E na hora do almoço, parei tudo e recheei as flores com queijo cremoso quartirolo. E, sentados no momento de descanso, comemos aquela beleza lindamente preparada pela natureza e recheada com uma delícia. É tão lindo que pode ser a entrada na ceia de Natal. Alguém se anima? Alegria garantida para quem prepara, quem come e quem olha. Precisa mais?

Flor de abóbora com queijo Cremoso Balkis (tipo quartirolo)

 Ingredientes

6 Flores de abóbora
3 colheres de sopa de queijo Cremoso Balkis
1/4 de maço de salsinha
1 limão siciliano
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher se sopa de amêndoas laminadas
4 colheres de champanhe
1 colher de sopa de manteiga
2 pêssegos
azeite de oliva extravirgem com limão siciliano (quanto baste)
sal (q b)

Modo de Preparo

Higienize a flor de abóbora apenas com um papel toalha úmido. Reserve. Higienize todos os ingredientes. Reserve. Rale a casca do limão siciliano no ralo fino e reserve. Corte a salsinha o menor que conseguir. Amasse o queijo Cremoso Balkis e misture à casca do limão e à salsinha. Recheie as flores de abóbora com o queijo Cremoso Balkis. Reserve. Doure as amêndoas em uma frigideira antiaderente mexendo sempre até que peguem uma coloração. Reserve. Seque bem os pêssegos e corte-os em meia lua. Na mesma frigideira antiaderente coloque metade da manteiga e um fio de azeite e doure os pêssegos. Quando estiverem dourados acrescente o champanhe e deixe reduzir a seco. Retire os pêssegos e, na mesma frigideira coloque a manteiga restante, as amêndoas e por cima delas o açúcar mascavo para caramelá-las. Arrume duas flores de abóbora por prato e ao lado delas arrume os pêssegos e as amêndoas. Regue com o azeite aromatizado.

2 comentários:

Kitanda Brasil - Quitandas e Quitutes disse...

Aí....que saudades....da sua comida, de você, das iguarias que são colocadas à minha frente cada vez que vou lhe ver.....
Não tenho saudades do transito caótico mas dos perfumes que sinto cada vez que leio suas postagens.
Acho que flores de abóbora serão uma das minhas entradas na ceia de natal.
Obrigada pelo presente....

marcia micheli disse...

Poxa, Tan! Fiquei tonta de saudades agora...faz tempo...e da última vez a sopa estava no fogão mas a porta trancada! Você é linda!